segunda-feira, 9 de junho de 2008

Top 10 – Iniciativas ambientalmente responsáveis

Estou virando guru corporativo. Para começar na carreira, decidi criar a minha própria lista de iniciativas verdes que as pessoas precisam tomar para diminuir o impacto humano sobre o meio ambiente:

1. Não case
Uma festa de casamento gera uma quantidade absurda de emissões de carbono para o deslocamento dos convidados, iluminação, produção dos alimentos, bebidas etc. Além disso, fica mais difícil cumprir a iniciativa 2.

2. Não tenha filhos
A população mundial crescerá 263% entre 1950 e 2050. Não dá pra sustentar o equilíbrio ambiental assim. Faça sua parte.

3. Divida seu teto
Com muitos. Ao morar sozinha, a pessoa desperdiça maiores quantidades de água, eletricidade, alimentos e embalagens. Prefira residências coletivas.

4. Não tenha carro
A qualquer preço que for, use sempre o transporte público que, além de poluir muito menos e consumir menos combustíveis fósseis, alivia o trânsito.

5. Ignore prazos de validade
Ao jogar fora aquela pizza do mês passado, você está jogando fora a energia gasta em todo o processo de produção e distribuição de cada ingrediente. Enquanto der para cheirar, dá para comer.

6. Adore churrasco
Bovinos eliminam muito metano, um gás quatro vezes mais poluente que o gás carbônico. Churrascadas ajudam a consumir todas as vacas do mundo antes que elas possam se reproduzir.

7. Não tome banho
Pelo menos não todo o dia. Água e energia elétrica são bens preciosos.

8. Não lave
De novo, o consumo de água deve ser cortado ao máximo, por isso evite lavar a louça, as roupas e fazer faxina. Prefira um paninho seco ou vire a peça de roupa do avesso.

9. Prefira o álcool
Dê preferência ao precioso líquido extraído da cana-de-açúcar brasileira, que é referência para o mundo todo por ser muito mais econômico, menos poluente e ambientalmente correto.

10. Economize papel
Orgulhe-se de chegar ao fim do ano com os cadernos em branco. E nem pense em usar agendas. Você sabe quantas árvores são necessárias para fabricá-las?

Portanto, minhas projeções de devastação e agravamento do aquecimento global apontam em apenas uma direção: o estilo de vida universitário é aquele que traz o menor impacto sobre o meio ambiente.
Afinal, para não se casar, não ter filhos, morar em uma república imunda, comer qualquer coisa que estiver na geladeira, adorar uma churrascada, não tomar banho, não lavar roupas e louças, adorar uma cana e ser completamente desorganizado, só se estiver na faculdade!

Nenhum comentário: