segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Ortodoxia (repita comigo: eu estou certo)

Há quem diga que sou uma pessoa difícil. O que é uma tremenda bobagem. Quem me conhece sabe que é só fazer o que eu acho certo que nunca tem discussão. Afinal, é difícil estar sempre certo, mas quem está certo sabe que está e fim de conversa. E aposto que com você e com o seu chefe é a mesma história.

Minuto cultural:
O Arcebispo Berkeley, um clérigo anglicano que foi famoso tanto como filósofo quanto como matemático, e que também inspirou o nome da cidade de Berkeley, Califórnia, no século 18, já dizia: "Orthodoxy, sir, is my doxy. Heterodoxy is the doxy of another".

Doxy em grego antigo significa ensinar, portanto, ortodoxy se pode traduzir como ensino correto. Enquanto heterodoxy significa outro ensino. O que no século 18, em meio às perseguições religiosas que assolavam principalmente a Europa, também queria dizer heresia.

Resumindo, quem não reza pela nossa cartilha comete heresia. No século 18 isso se aplicava à religião. O que rendia a fogueira para muitos. Hoje, tenho a sensação que esse conceito se aplica mais ao mundo corporativo. Mas afinal, a Igreja provavelmente foi a primeira grande corporação global.

Foto: mfshadow (Flickr)

Nenhum comentário: