segunda-feira, 13 de abril de 2009

Yellow Submarine no fim do mundo


Um comentário da Cibele no post "O baterista secreto dos Beatles" me fez lembrar de "Yellow Submarine", dos Beatles. O desenho animado de 1968 é uma história sobre o reino de Pepperland, invadido pelos Blue Meanies. E o único antídoto contra eles é a música. Os Beatles são os heróis que partem em uma jornada para salvar o mundo de cores vibrantes e imagens psicodélicas.

Depois de uma semana longe do trabalho e passeando pela Patagônia argentina, hoje me sinto de certa maneira dominado pelos Blue Manies. Não se pode dizer que Ushuaia e El Calafate com seu frio e paisagens inóspitas sejam propriamente mundos acolhedores, mas a beleza está justamente em sua pouca hospitalidade. Praias com pedras no lugar de areia em Ushuaia e gelo com uma paisagem desertificada em El Calafate. Tudo com temperaturas glaciais. Cenários convidativos para reflexão, acho... quando não se há muito o que ver do lado de fora, olhamos mais para dentro de nós mesmos.

Mas de volta ao mundo real (and nothing is real, cantaram os Beatles), é preciso recolorir a vida. Portanto, não escaparei ao antídoto e tomarei minha dose musical acompanhada de cores vibrantes, ao sabor dos anos 60. Abaixo, um vídeo com cenas (e música) do filme "Yellow Submarine".



Aqui, link para a primeira parte do filme. Na lista de reprodução da página no YouTube estão links para o filme completo.

Nos próximos dias prometo escrever sobre minhas experiências no Fim do Mundo.

Um comentário:

Unknown disse...

adorei a analogia com o yellow submarine :)
"Please don't wake me, no
don't shake me
Leave me where I am
I'm only sleeping"