quinta-feira, 30 de abril de 2009

Fatos sobre a gripe suína, o medo dos ricos e Swine Vader



Gostei dessa reportagem do NY Times sobre a gripe suína. Abaixo, alguns pontos interessantes do texto:

- Os custos econômicos para se fechar as fronteiras de um país e evitar o "ingresso" do vírus seriam maiores que os prejuízos causados pela doença.

- Fechar as fronteiras significa deixar de receber (ou elevar os custos para ter acesso) aos materiais para combater a doença. Por exemplo, boa parte dos compostos básicos do Tamiflu, remédio que combate a infecção, são produzidos na China. Máscaras, luvas e circuitos elétricos usados em aparelhos de ventilação também são produzidos em diferentes países.

- Como geralmente acontece, a melhor saída é a prevenção: lavar as mãos, usar máscaras, e evitar a reunião de grandes grupos de pessoas. Isso significa mais trabalho de casa e mesmo o fechamento de museus, teatros, cinemas e estádios de futebol.

- E o dado mais revelador é uma projeção de computador feita pela Northwestern University. Segundo o cálculo, caso nenhuma medida de prevenção fosse tomada nos Estados Unidos, nas próximas quatro semanas haveria apenas 1.700 pessoas infectadas.

O que me leva a duas conclusões:


- Em um mundo globalizado estamos todos no mesmo barco e fechar as fronteiras já não é uma opção. Agora, os problemas dos outros, por mais distantes que estejam, também são nossos.

- E as pessoas se assustam muito facilmente, principalmente os ricos. Como mostram os cálculos da Northwestern University, provavelmente a gripe suína não é o Armagedon. E você não vê o mesmo esforço sendo feito globalmente para se banir armas de fogo ou acabar com a tuberculose, males que custam muito mais vidas diariamente.

Sobre a imagem acima, resolvi achar uma máscara realmente eficiente contra o vírus. E numa estapafúrdia digressão, devo dizer que a gripe suína é o lado negro da Força. É assustadora e terrível, mas assim como Darth Vader, ela tem seu lado positivo. Mostra que só a cooperação entre diferentes raças empenhadas em combatê-la podem derrotar essa ameaça (seriam o Ewoks chineses, peruanos ou italianos?). Ah, e sim, o visual sombrio é fundamental. Vader dispensa explicações. No caso da gripe, como a mídia e as autoridades retratam a ameaça dá o visual aterrador.

Nenhum comentário: