domingo, 12 de abril de 2009

O baterista secreto dos Beatles?




Bernard "Pretty" Purdie ensina o 16th Note Rhythms, incluindo o "psshh" hihat groove e o classic bass drum beats.

Purdie tocou com Miles Davis, Dizzy Gillespie e James Brown entre outros, mas é visto por muitos como um baterista injustiçado, já que não ganhou o devido espaço na cena musical.

Nos anos 70 Purdie esteve envolvido numa controvérsia com os Beatles, quando declarou que, de 1962 a 1964, teria tocado bateria em 21 canções do quarteto de Liverpool. A versão mais aceita é de que Purdie provavelmente regravou a bateria que tinha sido feita por Pete Best. Primeiro baterista dos Beatles, Best ficou apenas dois anos na banda, até ser demitido.

Posteriormente, Purdie botou mais lenha na fogueira ao dizer que Ringo Starr, substituto de Best, no início com os Beatles, não tocava absolutamente nada.

A canção "Sweet Georgia Brown" (abaixo) traz os Beatles, antes da fama, com o amigo Tony Sheridan como vocalista. Pete Best era o baterista. Quando o Fab4 estoutou, a canção foi lançada em disco pela Atlantic, mas a bateria foi regravada (secretamente por Purdie, diz a lenda) e a guitarra de John Lennon e George Harrison foi acrescentada.




Abaixo alguns vídeos interessantes de Purdie:



4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

assisti ao "Assissanto de John Lennnon" nesse feriado e deprimi total. o tal do chapman era doidão mesmo e fez isso num ato de idolatria. o john ainda é meu preferido dos fab4. e o seu?

cibele

VixeMainha disse...

Nunca pensei em um preferido. Acho que sempre vi o grupo como uma coisa só, mesmo que não seja. Mas meu disco preferido é Revolver, com "Yellow Submarine" - uma música que me faz lembrar da infância.

Unknown disse...

o revolver é o máximo! mas acho que o meu preferido ainda é o let it be! foda!