segunda-feira, 25 de maio de 2009

O QUE É UM GEEK (uma definicão para quem não conhece o tema)

A Camila diz em um comentário da nota DIA DO ORGULHO GEEK E DOIS CLÁSSICOS NERDS, que ainda não entendeu o que é um geek. Vou tentar ajudar. Definições são sempre complicadas. Nunca dão conta de todas as facetas de um assunto e acabam deixando o tema sempre mais rasteiro do que verdadeiramente é. Mas vamor tentar.

Um geek é um apaixonado por tecnologia e referências da cultura pop em geral. Séries de ficção científica, por exemplo, costumam entrar com facilidade no panteão da geeklândia, assim como heróis de quadrinhos, videogames e jogos que desafiem o intelecto de maneira geral. Dá para dizer que o geek é um nerd, ou CDF, repaginado. Agora ele tem amigos, e é popular, principalmente no mundo digital, que facilitou o encontro de pessoas com gostos particulares. A internet teve um papel fundamental na cultura geek. Graças a ela, que conectou milhares de pessoas no mundo todo, descobriu-se que os geeks sempre estiveram por aí, mas não eram tema de muito debate - ao menos não como um grupo ou movimento. Talvez porque quando reunidos, ainda ficavam confinados a lojas de gibis, bibliotecas, laboratórios ou garagens onde montavam engenhocas ou sonhavam com mundos onde a imaginacão vale mais do que a realidade nua e crua - como os fãs de futebol, por exemplo, parecem preferir.
Personalidades como Steve Jobs (fundador da Apple) e Bill Gates (fundador da Microsoft) ajudaram a consolidar uma imagem positiva sobre os geeks modernos. Mas eu ousaria dizer que personalidades como Albert Einstein e Alfred Hitchcock, por exemplo, foram tipos de geeks, ao usaraem uma imaginacão fértil para redesenhar o mundo que os cercava. E isso com muito humor e diversas referência à cultura pop de sua época.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu gosto de viver num mundo em que os geeks não são mais (tão) discriminados. <:o)

VixeMainha disse...

Na verdade, acho que hoje o hype é ser geek.