terça-feira, 26 de maio de 2009

O MELHOR FILME DE SCI-FI DO ANO



Poucos gêneros se adaptam tão bem à crítica social como a ficção científica - clássicos como "1984", de George Orwell; "Admirável Mundo Novo", de Alous Huxley e "Blade Runner, o Caçador de Androides" são exemplos clássicos. Portanto, faz todo sentido que uma das mais instigantes obras discutindo dilemas contemporâneos produzida recentemente seja "Sleep Dealer". Vencedor do último festival de Sundance, o filme do diretor Alex Rivera conta a história de Memo, um jovem que em um futuro não muito distante, luta para sobreviver em Tijuana, no México.

Nesta distopia, as fronteiras entre Estados Unidos e México estão fechadas. A água é dominada por uma corporação multinacional e quem quiser consumi-la deve comprá-la de um robô. As cyberfábricas empregam a mão-de-obra local, que se conecta em redes de computadores para controlar robôs a centenas de quilômetros de distância (geralmente nos Estados Unidos). E Memo, que é um hacker autodidata, se envolve com Luz, uma jovem com segundas intenções (não as que fariam a alegria de um nerd).

Temas como outsourcing, cyberterrorismo, grandes corporações, guerras por controle remoto, diários na internet, criam o pano de fundo para a trama, que no fundo, como boa parte das narrativas de sci-fi, é uma grande história de amor.

O grande mérito do filme é mostrar que o fato de estarmos mais conectados, não necessariamente significa que teremos maior igualdade social.

O filme estreou em abril nos Estados Unidos e ainda não tem data de estreia no Brasil.

Trailer de "Sleep Dealer"


Um versão mais longa, com trailers do filme reunidos (depois dos primeiros 5 minutos, os trailers se repetem, mas em legendas - será uma falha na Matrix?)


Update: troquei o primeiro vídeo do trailer que postei por essas duas novas versões. O antigo, oficial do filme, iniciava automaticamente quando a página do blog era aberta. Como por enquanto o controle sobre o que assistir nesse blog ainda é seu, e não de um computador ou sistema de publicidade de estúdio, optei por mudá-lo.

2 comentários:

Gabriel disse...

Aaaha, quero que esse filme chegue aqui no Brasil logo! Sci-fi bom é sempre bem vindo.

VixeMainha disse...

Oi Gabriel. Pelo que pesquisei, deve estrear em setembro no Brasil. Mas não escrevi isso porque a data não está definida. E produção alternativa mexicana tem ainda maiores chances de mudar de data.