terça-feira, 2 de setembro de 2008

Atrasadores de elevador (e não se renda ao relógio)



Existe algo mais irritante do que o elevador que não sai? A porta está fechando, você acompanhando o movimento da porta e eis que aparece uma mão para "segurar" a porta. Aí, ela se abre novamente e começa tudo de novo. A essa altura você já está na torcida para conseguir sair, porque dependendo do movimento do prédio você só verá a porta se fechar no quinto ou sexto abrir e fechar. Mas pensando nessa situação, já identifiquei o perfil do atrasador de elevador:

Cínico: Ele pára a porta, entra com um sorriso amarelo, e olha para todos como se nada tivesse acontecido.

Distraído: Parou por quê, por que parou? Ele entra e finge que não é com ele. Geralmente fica olhando fixamente para um ponto no teto do elevador.

Falso: Ele entre, pede desculpas e dá alguma explicação na linha do "eu estava atrasado". Mas e se EU estiver atrasado. E se EU, que cheguei primeiro, não estiver nem aí para o compromisso dele?

Arrependido: Ele parou o elevador mas agora que entrou quer fazer andar mais rápido.Fica apertando o botão, bate o pezinho e tal. Há milhares de tipos “atrasadores” de elevador, se você não for um, certamente conhece algum.

Em comum todos que emperram portas tem aquele olhar de culpa no momento em que fazem a porta se abrir e encaram de frente a turma que já está dentro. Por favor, entenda que esperar mais cinco minutos não vai te matar nem resolver a sua vida. Não esqueça que em boa parte dos casos que você trava a porta, geralmente o elevador já está cheio. E demorando mais para sair ele demora mais para voltar. Nem vou falar de quem fica segurando a porta à toa porque aí é descaso com o próximo mesmo.


SE VOCÊ SEGURA PORTAS, É ESCRAVO DO RELÓGIO

Contra o meu argumento você poderá dizer que eu que sou impaciente, mas a questão é outra. Prefiro pensar que eu mando nos meus horários e não os meus horários que mandam em mim. Não corro atrás de ônibus que está saindo. Não paro elevadores. Nem entro esbaforido no cinema no teatro ou seja onde for. É uma questão de postura. Saio cedo e chego no horário. Dizer que São Paulo ou qualquer outra grande metrópole é a culpada é uma desculpa esfarrapada, afinal, se você já conhece a cidade que vive, já deveria programar seus horários com contratempos e possíveis atrasos no roteiro.

E se chegar cedo, leia um livro ou tome um café. Se você não pode fazer isso porque falta tempo ou seu dia deveria ter 25 horas, acho que deve repensar a sua agenda. Talvez descubra até que precisa repensar a sua vida.

Nenhum comentário: