Sim, a vida sem carro é possível. Ao menos no primeiro mundo. Mais especificamente em Vaubaun, uma comunidade no subúrbio de Freiburgo, na Alemanha. Lá, os carros não são permitidos. Você até pode ter um automóvel, mas não pode circular com ele dentro da vila. Há duas grandes garagens, fora da cidade, onde os moradores são obrigados a deixar seus carros. Como informa a reportagem do NY Times, "como resultado, 70% das famílias de Vaubaun não tem carros, e 57% delas vendeu o carro para se mudar para lá". E as pessoas dizem estar mais felizes.
Isso sim me parece uma eficiente saída no combate à redução da poluição e melhora na qualidade de vida nas cidades.
Recentemente tentei trocar o carro pelo ônibus aqui em São Paulo. Primeiramente, o ônibus demora para aparecer fora dos horários de pico e é lotado nos horários de maior movimento. Então, de duas uma: ou você tem de esperar muito ou anda espremido.
Não bastassem esses "problemas logísticos", recentemente começou uma onda de assaltos nas ruas próximas da minha casa. Optando pelo carro, caminho menos por uma "zona de risco". Obviamente também posso ser roubado na rua dentor do meu carro. Mas o automóvel tem um efeito psicológico e transmite uma sensação (mesmo que falsa) de segurança. O que me deixa mais tranquilo.
Mas se São Paulo fosse Vaubaun, acredito que sem a opção do carro, as autoridades (e a comunidade) se veriam forçadas a tomar alguma providência.
No Cars Go - Arcade Fire
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário