quinta-feira, 31 de julho de 2008

Atenção eco-malas: ataque dedo no olho!

Quando eu digo que os eco-chatos, mesmo que não percebam, fazem um bem danado para as corporações, logo vejo um dedo verde apontando para mim com beicinhos tremendo (adoro a expressão beicinho tremendo!).

Mas veja que informação interessante essa do NY Times: se você está na estrada e ultrapassa os 105 Km/h, não adianta desligar o ar-condicionado. O arresto aerodinâmico provocado pelas janelas abertas anula a economia de combustível de se manter o ar-condicionado desligado. Portanto, já me vejo indo para a praia todo pimpão com a viatura de ar ligado.

E mais, as sacolas de plástico não são tão malvadas assim - "Take it from the Environmental Protection Agency: paper bags are not better for the environment than plastic bags. If anything, the evidence from life-cycle analyses favors plastic bags. They require much less energy — and greenhouse emissions — to manufacture, ship and recycle. They generate less air and water pollution. And they take up much less space in landfills."

Também esqueça as balelas de celulares cancerígenos, gorduras trans assassinas e garrafas plásticas que contaminam humanos. Duvida? Confira a reportagem completa (aqui).

É a velha história, dê dinheiro suficiente e cientistas acham até pêlo em ovo. E a imprensa, ávida por notícias, obviamente irá publicá-las.

Karaokê na festa da firma

Como nossa corporação Tribalista é uma família que trabalha afinada, nada como dividir com vocês esse momento da nossa festa da firma.

Zen-dó

É impressionante como os japoneses conseguem transformar a calma e a tranqüilidade orientais em produtividade e eficiência. Que o diga as montadoras de automóveis norte-americanas.
Mas nem todos os japoneses são assim tão "zen":

Quer saber o que esse japa vai ser quando crescer? Clique aqui.

Dica da minha amiga 'de guiar'.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Futebol de bolinha de papel

Da série coisas para fazer no escritório na ausência do chefe: futebol de bolinha de papel. O melhor (ou pior) é o gol, o grande momento do esporte!

terça-feira, 29 de julho de 2008

Luvas de box para reunião?



Veja o release que anda circulando na internet:

Viciou, vista as luvas

A RaceTV, televisão exibida via Internet, adotou uma forma diferente para diminuir o vício de checar e responder e-mails e mensagens durante as reuniões de trabalho, sejam internas ou com fornecedores, clientes e outros. A direção decidiu adotar luvas de boxe para os viciados em teclar, seja em notebooks, smartphones ou, até mesmo, celulares. Aquele que não se comporta é obrigado a vestir as luvas e ficar com elas até o final da reunião. Para evitar o mico, alguns acabaram se controlando. Enquanto outros
...


Questões tribalistas para exibições "divertidas" para controlar os funcionários:
Obrigar alguém a usar luva de box no trabalho não é o verdadeiro mico?
Quem veste a luva tem o direito de esmurrar o colega de trabalho?
Você usaria a luva que o seu colega usou na última reunião?
Transformar reuniões em ringues não seria um genial aprimoramento?

Por outro lado, realmente não consigo imaginar Rocky Balboa usando smartphone ou deixando de conversar com peixes para entrar no messenger. Nesse sentido a idéia é boa.

Seria a idéia um tapa com luvas de... pelica no mundo corporativo?

Remem, remem...

Da série coisas para fazer na ausência da chefia: regata de cadeira giratória.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Momento sentimentalista.

Vixemainha, você está fazendo falta aqui na matriz tribalista. Em compensação, a sua transferência para a nova filial está mantendo o Tribalistas mais atualizado que nunca!
Em uma última homenagem, publico aqui uma foto da qual você provavelmente não se lembra, tirada pela sua tia Anete nas férias de verão de 1987, que passamos naquele campo de trailers em Araçariguama. Bons tempos aqueles sem PowerPoint, Instant Messengers, turnovers e benchmarks.

Açaí-guardião (E) e Vixemainha em 1987

Dieta dos Executivos


Eu tenho uma preguiça extrema dessa gente que quer viver 250 anos e morrer "saudável e com qualidade de vida". Quando até Steve Jobs entra nessa é porque a coisa não anda bem... Na reportagem Steve Jobs' Diet Secrets, da Forbes, você descobre que executivos como John Walker, fundador da Autodesk, estão usando até tabelas de Excel para entrar em forma. Conseguiram juntar as piores coisas do mundo: exercício e tabelas de Excel. A próxima novidade deve ser um programa de dieta com contas para você pagar em apresentações montadas em Power Point com longos textos!

Salto de baia

Da série coisas para fazer na ausência da chefia: na melhor tradição equestre, salto de baia. Neste vídeo tem até um burro que cai de cara.

domingo, 27 de julho de 2008

Se ele parece perigoso, deve ser

Toda empresa deveria ter um Boba Fett atuando diariamente para tornar o mundo corporativo um lugar mais traqüilo...

Passatempo corporativo

Assistindo a esse vídeo fica fácil entender como a Índia se tornou uma potência no mundo corporativo. A explicação: eles sabem como gastar o tempo no escritório.

sábado, 26 de julho de 2008

Salvem as abelhas

As abelhas sempre são retratadas como um modelo de organização de trabalho. Coincidência ou não, fato é que as abelhas estão desaparecendo, principalmente no Estados Unidos. Já há até campanhas que lutam pela "salvação" das abelhas. No site Help The Honey Bees, por exempo, você encontra mais detalhes sobre o assunto. O vídeo abaixo é uma campanha dessa organização. E essas abelhas invocadas me lembram alguns executivos...

Vida saudável


Pessoa saudável que sou, dediquei essa manhã à prática esportiva, como podem ver na foto acima.

Na dúvida, ofenda

Quantas discussões poderiam ser encerradas com as palavras irritantes bem utilizadas? Inúmeras!!! Esse vídeo explica o mágico pode de uma ofensa.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

A União (a o medo) fazem a força

Ah se os seus colegas de trabalho fossem como os Tusken Raiders de Guerra nas Estrelas!!!

Pagam pelo seu trabalho ou sua bunda na cadeira?


Interessantente matéria na The Economist sobre trabalho a distância. A reportagem Home Warriors chama a atenção não para o que as empresas tem feito nesse sentido, mas para o que deixam de fazer. Como diz o texto, "trabalho é algo que você faz, não um lugar para onde você vai". Ao menos é assim que deveria ser, principalmente com a recente alta do preço do petróleo e o trânsito cada vez mais caótico.

"To gain an edge over the competition, firms have begun belatedly to realise how much more agile they must quickly become. Success, it’s now understood, goes to those that can genuinely reduce costs, recruit and retain the best employees, and ensure business continuity when disaster strikes.

A sure-fire way of saving money is to reduce the amount of office space and services—generally reckoned to be around $10,000 per employee annually. Telecommuting doesn’t remove all those overheads at a stroke, but it can easily halve them."

Não alimente os ursos

Eu tinha uma placa canadense com esses dizeres na porta do meu quarto. Isso até eu ganhar um poster do Homer Simpson seminu comendo donuts em tamanho real.

Veja mais no site oficial.

Game: Steve Jobs X Bill Gates

Sexta-feira é dia de games. E que tal controlar uma batalha de Steve Jobs contra Bill Gates usando sabes de luz?



Via Gizmodo

Liberte o robô que há em você

Não sei qual a razão, mas vivendo no mundo corporativo acho que passei a me identificar com os robôs desse clipe Flight of Conchords (dois comediantes neozelandeses que fazem uma série de humor na HBO dos EUA).

Entrando numa fria


Sorte é o encontro do acaso com o preparo. Faça como o cubo de gelo: acredite!

Via Terminally Incoherent

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Questão de ponto de vista

Na sua opinião, lendo a descrição abaixo, este é um executivo exemplar ou não?

“Vegetariano, seu prato predileto são legumes cozidos. Só em dias de grande extravagância come um peixe, desde que grelhado. Não bebe, não ouve música, não vai ao cinema nem ao teatro. Não faz passeios. Todos os dias, sai de seu apartamento, de frente para o mar, em Ipanema, às 7 da manhã, e só volta do trabalho depois das 10 da noite. (…) Ele acha graça quando ouve que seus hábitos são esquisitos. ‘Outro dia, num restaurante, insistiram que eu tomasse um vinho caríssimo’, disse. ‘Argumentei que seria um desperdício oferecerem um vinho daqueles a uma pessoa que não tinha paladar apurado para apreciá-lo. Aí, me sugeriram aprimorar o paladar.’ Fez uma pausa e massageou a testa, parecendo refletir sobre o assunto. ‘Acho uma aporrinhação esse negócio de aprimorar paladar. Se consigo gostar de um vinho que encontro em qualquer lugar, porque vou arrumar meu paladar e só ter prazer quando tomar uma coisa rara, de altíssima qualidade? É um contra-senso. É muito mais fácil gostar de qualquer coisa. Depois, eu teria que comprar uma adega climatizada, e aí acabaria a luz, e tudo viraria um inferno.’”

O executivo em questão é Daniel Dantas. O texto acima foi extraído do ótimo perfil do executivo escrito por Consuelo Diegues na revista Piauí - disponível no site da revista (aqui).

É tudo uma questão de perspectiva. O que me faz lembrar de um comercial da Folha de S. Paulo na década de 80, da W/Brasil, e eleito um dos 100 melhores de todos os tempos na história da publicidade.

Tem coisas que só o dinheiro faz por você

Já que você precisa usar terno e gravata, que tal esta camisa de quase R$ 100 mil?


The Eaton Diamond
Price Tag: $46,000
The 'World's Most Expensive Shirt' was launched to celebrate the 80th birthday of Eton Shirts Ltd. The Eaton diamond has seven colored diamonds that adorn the shirt studs and cufflinks.

Veja mais itens milionários que só o dinheiro pode comprar no especial da Time (aqui)

Guerra nas Estrelas: o guia corporativo

Guerra nas Estrelas é mais que um filme, é um manual de sobrevivência corporativo (e quem já leu O Poder do Mito, de Campbell, sabe). Ou você não compararia o seu chefe ou cliente ao Darth Vader? De todo modo, este vídeo ilustra a minha teoria:


Tusken Raiders at the Office

A partida de uma amor (na firma)

Quem nunca se apaixonou por um (a) colega de trabalho? Só quem viveu essa experiência sabe o significado da partida dele (a). A dupla do Flight of the Conchords narra o sentimento neste vídeo (com percussão de materias de escritório eheheh).

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Tayrone Cigano

Nossa corporação tribalista está sempre em busca de novos talentos. E vamos dividir com vocês uma indicação que recebemos do amigo Sr. OM. Após minuciosas avaliações 360 graus, nosso RH já definiu: Tayrone Cigano é sucesso!

Gravatas divertidas (o retorno!!!)



Quer se rebelar contra o mundo corporativo, mas sem sair da linha? Essas gravatas Ferragamo (chique até!) são a resposta. No detalhe da estampa, CDs e fones de ouvido. Custam US$ 160 na Saks da Quinta Avenida em NY. Só rezo para não ser o retorno da moda das gravatas com figuras de desenho animado.

Via GeekSugar

Código de boa (ou não) conduta na rede


Você faz fotos como essa acima ou escreve bobagens e bota na internet. Um belo dia, sai em busca de emprego e descobre que antes mesmo de dar uma única resposta numa entrevista de emprego, já está eliminado. Pesquisas apontam que 44% das empresas checam seu perfil na rede antes de contratá-lo (e esse número diz respeito somente àquelas que admitem fazer isso). Até aí, sem novidades.

O motivo deste post é a proposta de Tim Berners-Lee, um dos "inventores" da internet sugere a criação de um código de conduta dentro das corporações para regular o tema.

“I can imagine an employer that wants to be friendly to possible recruits assuring them ‘we won’t look at anything you put on the web before you were 18. Because we know that during that time people put up all kinds of things, but that’s not the way we’re going to run our company.’”, diz Lee exemplificando o que seria um dos pontos do código.

Mas não se preocupe tanto, hoje em dia a sua foto fazendo bundalelê para a vovó pode até ser cool e inovadora a ponto de garantir um emprego de diretor criativo em algum lugar.

Via FT

Sobre a Física e as reuniões por telefone

O que pode ser pior do que uma reunião? Uma reunião por telefone. Se você já participou de um conferência por telefone, sabe o que estou dizendo. Ao assitir a este vídeo de Albert Einstein explicando a equivalência de energia e matéria, e sou um engravatado e não um físico. Na verdade, o físico que existe em mim é sedentário. Portanto, eu me senti em um conferência telefônica com algum cliente alemão.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Café quente via USB



Chega de longas caminhadas até a cafeteira. E café frio nunca mais. É só ligar este dispositivo na USB do seu computador que a mágica acontece e o seu café sai quentinho.

Via LikeCool

The Barnkickers - One Less Tear

O vídeo One Less Tear, da dupla The Barnkickers. É fofo, bom para acalmar uma semana agitada! E por favor, sem lágrimas tristonhas no mundo corporativo...

segunda-feira, 21 de julho de 2008

A vida é muito curta para o emprego errado



Investimos no talento (será?)


"Our People are our Greatest Asset", repetem os CEOs de corporações. Mas na hora de colocar as boas intenções em prática, é outra história. E quem bebe café de máquina no trabalho sabe do que estou falando.
Mas a colunista Liz Ryan, da revista Business Week, apresenta seis maneiras de constatar se uma empresa está só no discurso ou se realmente leva o investimento em talento a sério (leia aqui). Para bom entendedor, meia dica basta... E francamente, você precisa de dicas para saber se está sendo valorizado?

Flight of the Conchords

Flight of the Conchords está entre as minhas séries preferidas (ainda não chegou no Brasil, mas está na internet). E um clipe chamado Business Time não pode passar batido. Este clipe prova que o mundo corporativo permeia mesmo as relações matrimoniais ;-)

"Girl, I need just two minutes because I´m very intense..."

domingo, 20 de julho de 2008

Sim, somos relevantes

O Wordle é um site onde você coloca um texto, ou mesmo um link para um texto, e ele cria uma imagem que mostra a relevância das palavras usadas nesse texto ou link que você indicou. As mais recorrentes aparecem com maior destaque. Essa imagem, por exemplo, é o resultado de uma busca no site dos Tribalistas. E a cada novo post essa hierarquia de palavras pode se alterar. Ou seja, de alguma maneira somos relevantes. E ecléticos, clique na imagem e amplie-a para ver a variedade de temas que tratamos.

We are os japoneses

Notícias de nossa filial japonesa. Veja o que o nosso time de integração preparou para a festa de final de ano. Uma versão de We Are the World:

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Revolução Chihuahua

E viva a revolução! Ela começa com os chihuahuas, mas chegará ao mundo corporativo. Todos juntos somos fortes. Viva os nanicos!

Um estranho no ninho

Boa parte das corporações diz estar em busca de mudanças. Em 90% dos casos, mudam para ficar iguais. Algumas inclusive colocam aves raras no habitat para tentar a "transformação" radical. Esta animação da Pixar (muito divertida) me lembra muito a história do ser estranho na corporação, afinal, quem não muda e não aceita o diferente, fica para trás.

Almoço com o chefe

Sexta-feira. Dia de almoçar com o chefe. Para não ficar sem assunto, que tal contar piadas? Aprenda algumas com o Costinha ;-)

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Como tratar o seu chefe

Compartilhamos com todas as corporações globais um vídeo que vem sendo utilizado no programa de formação continuada tribalista para as nossas funcionárias.
Machismos à parte (o vídeo é uma crítica engraçada ao machismo), a esquete é do grupo The Woodcreek Faction, que hoje entrou na home page do Youtube com [o engraçadinho mas pouco original] Cigarrette Cop. Vale um clique, também para ver a lista de outros vídeos deles, como o Regular Hamburger, que foi visto quase 1 milhão de vezes. No Youtube tem 37 vídeos deles.

É nóis na Cipa

Capitalismo X Socialismo (e eu voltei)

Caros, desculpem pela ausência no blog, mas este é um momento de transição cororativa e ando meio atolado em trabalho (acreditem se quiser, trabalho na corporação!). Mas enxugue a lágrima que começa a rolar pela sua bela face, engula o solucito e pare de tremer os lábios. Voltei! E para ilustrar o sentimento deste momento, posto a abaixo uma imagem abaixo que diz muito sobre o mundo em que vivemos ;-)



Mas não se iluda, preguejar contra o capitalismo é como tentar evitar a chuva. Afinal, é o que temos por hora e vem funcionando já tem um bom tempo. Portanto, meu conselho é: tente ter o saco de dinheiro e a arma nas suas mãos.

Ah sim, e em homenagem ao meu retorno, com você,"O POrtão" de Roberto Carlos, porque "Eu voltei. E meu cachorro me sorriu latindo"

terça-feira, 15 de julho de 2008

Caneca com trava


Se você já teve alguma caneca roubada, sabe a raiva que dá. Pensando nisso, o designer israelense Efrat Gommeh desenvolveu um novo modelo de caneca com trava. É basicamente uma chave no fundo que quando retirada deixa um buraco na caneca, o que impossibilita o uso.

Há ainda a caneca pistola. Essa serve para fuzilar o folgado do seu lado. Mas antes de soltar o Dirty Harry que há em você, não se empolgue, ela só faz barulhinho, não dispara nada.



Via Gearfuse

Guardanapos práticos



Quer usar gravata no almoço mas não quer derrubar molho nela? O pacote com 20 unidades do guardanapo gravata custa US$ 5,95.

Via OhGizmo!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Fantasmas são normais

No seu trabalho você se sente cercado por fantasmas e assombrado a todo instante? Então este vídeo é para você.

domingo, 13 de julho de 2008

Banheiro portátil descartável

Com o acelerado crescimento das economias emergentes, muitas corporações se vêem diante de um repentino aumento do quadro de funcionários. Como o metro quadrado para escritórios cresce ainda mais, diversos trabalhadores do mundo corporativo se vêem diante do dilema do banheiro congestionado e vivem dias de bossa. Há ainda outra categoria de trabalhador, aquele que tem o banheiro disponível, mas é tímido e não quer que ninguém nem sonhe que ele está em seu momento de meditação e purificação. E tem uma terceira categoria, e se você está nela, meus pêsames. São aqueles que sofrem com banheiros mal projetados, com fraco fluxo de água, onde sempre se encontra... bom, deixa para lá. Mas todos já podem sorrir aliviados, abaixo, a solução para os seus problemas, um prático banheiro portátil descartável. Clique nas imagens para ampliá-las.







Você ainda está curioso sobre o tema? Leia nosso texto "O que seu cocô está dizendo a você?"

Via Geekologie

sexta-feira, 11 de julho de 2008

É lucro pro dentista.

Prezados colaboradores,
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) vem por meio desta reforçar a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pela equipe de bike-courriers tribalistas intermunicipais:

Não dê mais lucro pro dentista! Use capacete.
Porque da próxima, o lucro pode ser da funerária.
Atenciosamente,
CIPA Gestão 2007-2008.

As pessoas gostam de mudanças

O consultor Michael T. Kanazawa faz uma consideração interessante em seu manifesto "People Don’t Hate Change, They Hate How You’re Trying to Change Them Baseados em números que apontam que somente 33% dos programas de mudanças nas empresas funcionam, a maior parte dos executivos conclui que as pessoas odeiam mudanças, diz Kanazawa. Por outro lado, pesquisas apontam que a principal razão para a saída de bons empregados das empresas, é que eles sentem falta de novas oportunidades e cansados da estagnação, "never-changing, dead-end jobs". De onde Kanazawa conclui: "Pessoas não odeiam mudanças, elas odeiam programas corporativos de mudança".

Nesta página (aqui) você encontra o manifesto completo de Kanazawa disponível para download. Leitura bastante interessante. Ele narra entre outras experiências, encontros para estimular a inovação nos quais surgiam dezenas de idéias que nunca eram postas em prática.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Viaje com os tribalistas

Poucas atividades no mundo corporativo são tão enriquecedoras quanto o turismo de negócios. Sendo assim, selecionamos um instrutivo artigo que circula na internet com alguns destinos perfeitos para os executivos em busca de descobertas e novos negócios (clique na imagem para ampliá-la).

Eu me demito



Se você está em busca de um benchmark para escrever sua carta de demissão, neste link (aqui) você encontra um bom (e criativo) modelo.

Dica do Sr. S.

Trem lotado

Nos temos modernos, pior do que o trabalho, é chegar até ele. Que o diga a turma desse trem.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Como baixar o preço do petróleo

Está correndo nos Estados Unidos uma campanha liderada pelo ex-parlamentar republicano Newt Gingrich pela liberação da exploração de petróleo em território norte-americano.
O cara é ultra-conservador e a campanha então, nem se fala: chama-se American Solutions. Mas achei interessante para jogar gasolina na fogueira.
No vídeo abaixo, ele defende três medidas para reduzir o preço do petróleo:
Curto prazo: despejar parte dos estoques de petróleo do governo dos EUA no mercado para derrubar os preços e afastar os especuladores do mercado futuro.
Médio prazo: Sair perfurando os Estados Unidos inteiro para produzir petróleo. Segundo ele, as reservas das Montanhas Rochosas são três vezes maiores que as da Arábia Saudita.
Longo prazo: Buscar fontes alternativas de energia, principalmente baseadas em hidrogênio produzido a partir da energia nuclear.

É, parece que está chegando a hora em que os EUA terão que lançar mão das suas reservas para garantir o abastecimento interno de petróleo, depois de gastar as do resto do mundo.

Um dia no escritório

Um resumo do cotidiano no escritório (para ampliar a imagem, clique nela)

terça-feira, 8 de julho de 2008

A era pós-Lei Seca

Se você é daqueles que — como todo tribalista — vê o happy hour semanal da empresa como oportunidade de crescimento profissional, de aproximação de stakeholders e de relacionamento corporativo, está morrendo de medo de perder sua network por conta da Lei Seca ora em vigor no Brasil.
Mas não se desespere: anote o número aí embaixo na sua agenda. E compartilhe com os colaboradores da sua corporação. Mais um serviço tribalista à sua disposição.


Dica da Professorinha (a Açaí-Guardiã).

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Conversa sobre prazos

Chefe – Terminou o projeto?
Eu – Não.
Chefe – Era para hoje, não?
Eu – Era.
Chefe - Amanhã fica pronto?
Eu - Não.
Chefe - E depois de amanhã?

Silêncio...

Sobre o casamento

Muitos tem recorrido ao nosso time de RH em busca da solução de conflitos entre sexos opostos. E como já é sabido, homens são de Marte e mulheres são de Vênus. Uma das últimas discussões sobre o tema em nossa corporação deu nisso:

Ar-condicionado: ruim com ele, pior sem

Uma constante guerra no escritório é a temperatura do ar-condicionado. Na reportagem "When the Office Gives You Chills", o jornal New York Times responde dúvidas sobre o tema, como no caso abaixo:




"Q.Can temperature affect productivity?

A. Employees who are cold tend to work less efficiently, according to research by Professor Hedge. He measured computer keystrokes performed by office workers, at their actual workstations, in temperatures ranging from 68 to 85 degrees Fahrenheit. “At 85, they’re typing twice as much in a minute as they are at 68,” he said. The colder workers also made a greater percentage of mistakes, he said.

Temperatures in most buildings are usually set between 70 and 74 degrees, depending on the time of year, he said. But his studies have shown that a temperature between 72 and 79 is optimal for worker productivity and comfort, assuming a reasonably flexible dress code. (Above 79, some workers may start to wilt.)"



domingo, 6 de julho de 2008

Vida corporativa (segunda-feira)

Porque uma imagem vale por mil gravatas!

Seja confiante

No mundo corporativo a humildade é a maior virtude... de quem não tem outras. Faça como o gato, acredite!!!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Não pense tanto: faça

Sempre desconfiei das "estratégias" ensinadas para ajudar na tomada de decisões. Agora, a ciência comprova o que os Tribalistas Corporativos sempre souberam: tomar uma decisão está longe de ser um gesto racional. É tudo chute.

"Fishing in the stream of consciousness, researchers now can detect our intentions and predict our choices before we are aware of them ourselves. The brain, they have found, appears to make up its mind 10 seconds before we become conscious of a decision -- an eternity at the speed of thought", diz trecho da reportagem do Wall Street Journal sobre um estudo científico que descobriu que o cérebro toma uma decisão 10 segundos antes de tomarmos consciência disso. (Reportagem completa aqui).

Resumindo: Não pense tanto, você já sabe o que fará, então faça.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Vou te deletar do meu Orkut

Todo líder conectado sabe que as redes sociais como Orkut, LinkedIn e MySpace estão ganhando cada vez mais importância na corporação. A tendência é tão forte que já rende até música romântica:



É o Cyber Brega, ensina Ana Paula Padrão



Via Aquário

O que não tem remédio, bêbado está

A Gazeta do Povo dá uma boa alternativa para os motoristas biriteiros: colocar a culpa no remédio.

Ministério prepara lista de remédios com álcool (Gazeta do Povo)
"O Ministério da Saúde está elaborando uma lista com o nome dos remédios que contêm álcool em sua composição e que, portanto, se consumidos, podem ser detectados no teste do bafômetro. O estudo deverá ser concluído na semana que vem, segundo previsão do próprio Ministério, mas ainda não há data fixa para a divulgação dos nomes dos medicamentos. A relação dos remédios vai ser utilizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para regulamentar a lei seca, confirmou ontem o órgão. “Também vamos fazer uma orientação dos procedimentos para padronizar a atuação dos agentes de trânsito, definindo, por exemplo, que você pode fazer um novo teste depois de tantos minutos”, disse o presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva, por meio da assessoria de imprensa. Saiba mais Para hospitais, lei seca trará diminuição de atendimentos Doenças Ainda segundo o Contran, o Ministério da Saúde também deverá divulgar informações sobre portadores de doenças crônicas, cuja concentração de álcool no organismo é diferente da de uma pessoa não portadora da doença. Cabe ao Contran regulamentar os índices previstos pela lei seca e os níveis de tolerância para casos específicos. O consumo de álcool tem efeito diferente em cada um, segundo especialistas. Mulheres e pessoas com baixo peso podem ser pegas no bafômetro mais facilmente que homens e pessoas com mais peso. Comer antes ou durante o consumo de bebida também pode diminuir os efeitos do álcool."

E o que será do nosso Happy Hour com esta dracônica (e correta) Lei? Como negar a cachacinha que o patrão oferece cordialmente? E como dar uma de patrão sem tomar aquele uísque (ok, paraguaio) com gelo?

Cipa, é nóis


Uma foto do nosso orgulhoso time da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Trilha sonora para o trabalho

Sabe aquele barulhinho que a TV fazia quando sintonizávamos um canal fora do ar? Então, descobriram que aquele som chiado é extremamente relaxante e deram o nome de "white noise", ou ruído branco.

Daí inventaram um site em que você ouve o "white noise" constante para ajudar na capacidade de concentração, entre outras coisas. Não é que o bagulho funciona mesmo? Você clica aí na imagem, vai pro site SimplyNoise e fica ouvindo o nada. E desliga do resto. Medida tribalista para melhoria da produtividade dos colaboradores.

Obs: Se você tem menos de 15 anos, pode nunca ter visto sua TV fazer ruído em um canal sem sinal. Isso porque as TVs mais modernas jogam uma tela azul ou preta e ficam mudas quando isso acontece. Se bem que, se você tem menos de 15 anos, esse blog não é recomendável para você.

Aula sexy sobre AK - 47

Em nossa constante cruzada em busca de conteúdo para palestras sobre os países emergentes, apresentamos Marina, uma loira da Rússia, que virou celebridade na internet dando aulas sobre os mais variados temas. Este vídeo é sobre o rifle de assalto AK - 47, popular entre terroristas, guerrilheiros e traficantes. Felizmente aesta arma ainda não se popularizou dentro das grandes corporações.

Petróleo a US$ 200

Com a alta do petróleo, mais uma vez inovamos. Vamos renovar nossa frota de veículos. Trocamos os jegues por cavalos. Mas você, querido leitor, pode aproveitar nossas ofertas comprando nossos modelos da antiga frota. São ecologicamente corretos e movidos a biocombustível: capim. Temos ainda a versão popular, Total Flex de verdade, anda até com feijoada e miojo.



Veja a imagem ampliada aqui

Transporte escolar

Como bons Tribalistas Corporativos, somos um exemplo de corporação. Inclusive temos transporte para as crianças da nossa creche como se pode ver na foto abaixo. Lembre-se, as crianças são o futuro!

terça-feira, 1 de julho de 2008

Madonna - Give It 2 Me

Clipe do dia. Para mostrar que mesmo os trabalhadores na faixa dos 50 anos tem muito a contribuir para a Corporação.

Deuses corporativos

Há dois tipos de corporação: as que caminham pelo método científico, e as que seguem pela fé cega num Deus que está em algum lugar dentro da corporação nos andares superiores, como acontece com todo Deus. Os resultados são óbvios. E este gráfico demonstra bem (clique na imagem para ampliá-la):

Uma linda apresentação

Não sabe o que colocar na sua apresentação sobre economias emergentes? Não sofra, seus calafrios executivos chegaram ao fim. Temos a solução. Uma seleção de 16 modelos da Índia já em slides de Power Point. O board da sua empresa vai adorar...



Agora está fácil de entender porque os indianos estão na liderança na busca da palavra sexo (veja no post Os paquistaneses querem sexo

Videoclipe power point

O videoclipe da Scarlett Johansson cantando é como uma boa apresentação de Power Point: bonita na forma (afinal, tem a Scarlett), mas de conteúdo, melhor nem comentar.



Também é nossa sugestão de trilha sonora para reuniões. Ninguém vai aguentar muito tempo no lugar.

Via Fosse? Fui! Comprasse?...