domingo, 15 de março de 2009
Stewart X Cramer (incapaz de admitir o erro)
Jim Cramer comanda um dos mais populares programas de TV nos EUA, o "Mad Money", sobre o mercado de ações. Com seu jeito estriônico, ficou famoso com seu show recheado de gritos, piadas e conselhos do tipo venda ou compre. A vida andava boa até o mercado ruir. Nos últimos dias, Cramer virou alvo do comediante Jon Stewart, que sucessivamente mostrava em seu programa vídeos antigos com os conselhos furados de Cramer.
A "briga" virou assunto nacional na América com direito a ampla cobertura da imprensa. E depois de muita troca de farpas pela TV, no último dia 12 os dois estiveram frente a frente no programa de Stewart, que entrevistou Cramer. Mais que uma entrevista, foi uma "surra moral". Stewart, que parecia um parlamentar comandando uma CPI do sistema financeiro, mostrou até um vídeo em que Cramer aparece desacreditando o mercado e falando dos truques para enganar os pequenos investidores. Para piorar, a maior parte do público de Cramer são os investidores de pequeno porte. E mais, o vídeo foi gravado em 2006, sem o propósito de ser veiculado na TV.
Porém, no mercado financeiro o céu é o limite. É tudo ou nada. Mesmo depois da casa cair, Cramer não parece se dar conta de suas ações, e se o faz, não admite. Ele se limita a repetir que deveria ter feito um trabalho melhor. E que daqui em diante o fará. O mais assustador é que Cramer nada mais é que o retrato da "elite" que criou essa crise e continua por aí. Superficial, manipulador, arrogante, ele segue agindo como se tudo que aconteceu não fosse nada além de uma infeliz coincidência de fatores improváveis. E pior, em momento algum é capaz de admitir o erro. Tudo tão surreal que fica divertido!
A melhor parte é quando Cramer justifica suas ações dizendo que "há um mercado para isso e você entrega o que as pessoas querem". Olhando incrédulo, Steward exclama: "Há um mercado para cocaína e prostitutas"
Veja a entrevista na íntegra (em inglês).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário