sábado, 14 de março de 2009
Guia de entrevista de emprego (for Dummies)
Em tempos de crise, perder o emprego é uma preocupacão para boa parte da população produtiva. E para quem está desempregado, conseguir um posto de trabalho se torna uma tarefa ainda mais árdua com a diminuição de vagas e o aumento da mão-de-obra qualificada.
Mas manter a auto-estima elevada e permanecer confiante é fundamental. E se por algum motivo você nesse momento se sente inseguro, acha que os seus concorrentes são mais capacitados que você, leia a seguir algumas pérolas que colhi no site de empregos Just Jobs. Os comentários são meus. Depois de lê-las, acredite, você verá o mercado de trabalho (e a humanidade) com outros olhos.
“Uma pessoa me disse que era alérgica a desemprego” (Não esqueça: problemas pessoais devem ficar em casa)
“Um candidato me disse que deveríamos contratá-lo porque ele seria uma grande aquisição para o time de futebol da firma” (Hoje se buscam funcionário multitarefa, é preciso ser versátil)
“Um candidato cantou todas as respostas da entrevista” (Não, o emprego não envolvia música. Portanto, mantenha o foco)
“Um entrevistado disse que deveria ser contratado porque ele já havia concorrido três vezes para aquela vaga, e que agora chegara a vez dele” (Imagine a confidência e certeza com que o candidato deve ter dito isso! Não peque pelo excesso de confiança)
“Um candidado escreveu um press release anunciando a contratação dele para o emprego que ele estava disputando” (Novamente, confiança em demasia não permite que você se prepare para falhas)
“Um sujeito disse que não tinha experiência alguma para aquela vaga, mas que um amigo dele tinha” (Network é importante, mas é preciso assumir responsabilidades. Há limites para delegar)
“O candidato entregou todo seu currículo verbalmente, em forma de rap” (É fundamental saber como e quando dizer as coisas)
“Uma pessoa levou a mãe para a entrevista de emprego e deixou-a responder a todas as perguntas” (Assuma o controle da situação)
“Um candidato mandou o currículo em papel de embrulhar pão. (Uma boa apresentação faz toda a diferença)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário