Acredito que esse seja o caso da reportagem Recipe for Disaster: The Formula That Killed Wall Street, publicada na revista Wired de março. O artigo fala sobre a função Gaussian copula, que tornou fácil calcular o risco em Wall Street. Bastava pegar diversos fatores, colocar na fórmula e com algumas contas, num passe de mágica, se obtinha o risco. A função ia tão bem que se tornou uma espécie de tábua sagrada amplamente usada em Wall Street. Bom, isso até alguns meses atrás, quando a economia derreteu e a fórmula se mostrou uma tremenda armadilha que levou aos cálculos subestimados dos riscos.
O personagem principal da história é David X. Li, inventor da fórmula. Hoje ele vive na China e não quis falar com a revista.
Um dos trechos mais interessantes da reportagem, a meu ver, é o comentário de Nassim Nicholas Taleb, autor de The Black Swan (no Brasil A Lógica do Cisne Negro).
Cabe ressaltar que a reportagem não culpa Li pelo enrosco que a economia se envolveu. Ele apenas inventou um modelo que foi amplamente adotado pelo mercado por ser simples e fácil de usar (além de conveniente).
Acima, gráfico da Wired que explica a função
E mais: alguns defensores da função diziam que ela podia ser usada até mesmo para calcular a durabilidade do seu casamento.
É impressão minha ou isso seria o suficiente para desacreditar qualquer teoria matemática?
Nenhum comentário:
Postar um comentário