terça-feira, 10 de março de 2009

Como a "matemática" ajudou a matar Wall Street

Muito já se disse na imprensa sobre a crise que afetou a economia mundial. Quando se encontra algo novo e surpreendente, com uma nova abordagem do tema, é impossível não reconhecer a genialidade dos autores.

Acredito que esse seja o caso da reportagem Recipe for Disaster: The Formula That Killed Wall Street, publicada na revista Wired de março. O artigo fala sobre a função Gaussian copula, que tornou fácil calcular o risco em Wall Street. Bastava pegar diversos fatores, colocar na fórmula e com algumas contas, num passe de mágica, se obtinha o risco. A função ia tão bem que se tornou uma espécie de tábua sagrada amplamente usada em Wall Street. Bom, isso até alguns meses atrás, quando a economia derreteu e a fórmula se mostrou uma tremenda armadilha que levou aos cálculos subestimados dos riscos.

O personagem principal da história é David X. Li, inventor da fórmula. Hoje ele vive na China e não quis falar com a revista.

Um dos trechos mais interessantes da reportagem, a meu ver, é o comentário de Nassim Nicholas Taleb, autor de The Black Swan (no Brasil A Lógica do Cisne Negro).

"People got very excited about the Gaussian copula because of its mathematical elegance, but the thing never worked," he says. "Co-association between securities is not measurable using correlation," because past history can never prepare you for that one day when everything goes south. "Anything that relies on correlation is charlatanism."

Cabe ressaltar que a reportagem não culpa Li pelo enrosco que a economia se envolveu. Ele apenas inventou um modelo que foi amplamente adotado pelo mercado por ser simples e fácil de usar (além de conveniente).



Acima, gráfico da Wired que explica a função

E mais: alguns defensores da função diziam que ela podia ser usada até mesmo para calcular a durabilidade do seu casamento.

É impressão minha ou isso seria o suficiente para desacreditar qualquer teoria matemática?




Nenhum comentário: