segunda-feira, 30 de junho de 2008

Gorilas

Se ele pode ser criativo, você também pode.

O release perfeito — e picareta

"Pesquisa secreta mostra que consciência ambiental e atividade sexual reduzem efeitos nocivos da gordura no organismo e podem até evitar o câncer"
Segundo recente matéria do The New York Times, esse aí em cima seria o título perfeito para um release. Quer dizer, essa foi a maneira tribalista de enfiar num só título todas as palavras-chave que aumentam o interesse por um texto hoje em dia, segundo a matéria "Need Press? Repeat: ‘Green,’ ‘Sex,’ ‘Cancer,’ ‘Secret,’ ‘Fat’".
David Seaman, a P.R. stunt planner and the author of a book to be published in October, “Dirty Little Secrets of Buzz,” is a proponent of “safe,” “easy” “secret,” “trick” and “breaking” because they suggest that something is new and fresh, he said.

Por que a imagem ao lado? A matéria do NYT cita como exemplo recente um release de uma associação desconhecida sobre o efeito tóxico que as cortinas plásticas para chuveiro teriam ao reagir com o vapor d'água. Com frases e termos de efeito, o release foi lido por todo mundo e noticiado por vários veículos "mainstream media". Logicamente, a história já foi desmentida.
“Anytime you have ‘toxic’ next to an item everyone has in their house and has always been assumed to be the last thing that would harm them, you can be sure it will get picked up on the news, and the Web will spread it like wildfire,” said Allen P. Adamson, managing director of Landor, a corporate branding firm, and the author of “BrandSimple.”

domingo, 29 de junho de 2008

Imagens curiosas

Power Point do Dia.

sábado, 28 de junho de 2008

Trabalho em equipe

O que as pessoas não fazem para agradar ao chefe... São capazes de fazer nado sincronizado no escritório. Isso sim é trabalho em equipe!



Via Bombou na Web

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Finalmente o 360 de verdade!!! (Ehhh)

Finalmente uma estratégio 360 graus realmente convincente. Veja a loira rodando na escada-rolante.

Imagens divertidas

Power Point do dia. Prova de que nem toda apresentação precisa ser chata.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Os paquistaneses querem sexo

O internauta paquistanês é aquele que mais busca a palavra "sex" no Google. O levantamento, realizado pelo Instituto Tribalista de Pesquisas (é sério), a partir de dados compilados no Google Trends, indica que Paquistão, Vietnã, Egito e Índia são, pela ordem, os países mais interessados em sexo na internet.
Enquanto criava sites pornográficos e registrava inúmeros domínios de putaria .pk, .vn, .eg, e .in, decidi buscar no Google Trends alguns jargões corporativos.
Fiquei surpreso que países em desenvolvimento sejam os que mais buscam termos do tipo "business", "corporate" e "consultancy", proporcionalmente muito à frente de Estados Unidos e Europa. Há muitos fatores envolvidos, mas ouso dizer que os países em desenvolvimento estão usando a rede de uma maneira mais produtiva do ponto de vista econômico. (Tudo bem. O fato de o acesso à internet estar restrito a classes mais altas, executivos etc. nos países mais pobres influencia, mas a discussão é válida).

Listei os dois países que mais buscam alguns termos:

Corporate: Índia, África do Sul
Consultancy: Índia, Emirados Árabes Unidos
Business: África do Sul, Índia
Development: Paquistão, Índia
Productivity: Paquistão, Índia
Profit: Índia, Cingapura
Corporate Social Responsibility: Quênia, Indonésia

Curiosidades adicionais:
Google: Índia, Reino Unido
Benchmark: Alemanha e países do Leste Europeu

Lipoaspiração digital

É com tristeza e pesar que anunciamos a demissão de um de nossos colaboradores da equipe de desenvolvimento de soluções digitais criativas de imagens manipuladas (vulgo, operador de Photoshop). Mas antes que nos acusem de tiranismo, vejam a lambança que o nosso colaborador fez abaixo. Erros como este põe em risco o mundo perfeito (e magro, alto e chique!) que vendemos em nossa corporação.



Via Photoshop Disasters

Como fazer uma apresentação Hollywoodiana


Se existe alguém com know how de apresentações em Power Point, esta pessoa é Al Gore. O ex-vice presidente americano inclusive fez um documentário de sucesso global onde a principal atração era uma apresentação em... POWER POINT!!!
A revista Wired foi atrás da equipe que desenvolveu os slides do filme "Uma Verdade Inconveniente", do Al Gore, e na reportagem Make a Presentation Like Al Gore ensina como fazer uma apresentação de Power Point devastadora. Particularmente senti falta de algumas dicas como: seja um ex-presidente americano, tenha como o tema a salvação do planeta e conte às lágrimas como seu filho quase morreu depois de ser atropelado.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Morto pelo Power Point

Uma sensacional apresentação em Power Point com ótimos (e hilários) argumentos contra apresentações em Power Point. O meu preferido é: "As pessoas lêem mais rápido do que você fala. Isso significa que você não tem utilidade."

Seja você também um atleta corporativo

Agora todo executivo é metido a atleta. Tem personal, madruga para correr mil quilômetros antes do trabalho, come barrinhas de proteína e os empenhados mesmo (que tem metas claras e ambiciosas), madrugam no sábado para fazer exercícios pesados, geralmente um triathlon.
Acompanhando a onda corporativa dos super atletas de gravata, apresentamos abaixo o nosso programa tribalista corporativo de formação de super atletas:

terça-feira, 24 de junho de 2008

Manhattan do Cerrado

Nos últimos tempos, estive longe do blog porque saí da minha baia em uma viagem de trabalho.
Para ser breve, gostaria apenas de partilhar a expertise de um case ocorrido na minha hospedagem no hotel Manhattan.
No hotel Manhattan, os salões de convenção levavam os nomes de Brooklin, Queens e outras cercanias que não ficam em Manhattan.
Mas, ok, vamos logo para onde quero chegar. A máxima corporativa que quero compartilhar com vocês hoje é: "Se não sabe o que dizer, fique calado".
Um dia, ao entrar no elevador - o mesmo no qual já havia ficado preso por uns 10 minutos e que parava no andar errado - para ir jantar, um sujeito me olhou de cima abaixo e, considerando todo o seu benchmark, pontuou: "Você não é daqui, certo?". Brilhante dedução, não fosse por estarmos no elevador de um hotel, e eu com a chave do quarto na mão.
Pior ainda foi o complemento: "Digo isso porque vejo que você está carregando uma malha, e nós do Sul é que temos esse hábito de sempre sair com uma blusa para caso esfrie". Era a noite mais fria do ano em Brasília. E os brasilienses andavam de luvas e gorros pelas ruas.

Madness...? This is Sparta!

No universo corporativo, onde os times precisam ser rápidos, eficientes e agressivos, desenvolvemos a Estratégia Tribalista Esparta de combate por marketshare.
Madness...? This is Sparta! Nem Rodrigo Santoro Vera Verão Xerxes poderpa com o seu time. Abaixo, ilustrada nesse gráfico em formato perfeito para apresentação em Power Point, nossa idéia sumarizada:



Via Romanian Web 2.0

A metamorfose da engenharia

Este vídeo comprova o que eu sempre disse: podemos aprender mais com insetos do que com chefes. Ao menos no que se refere à engenharia.



"Insects and animals have evolved some amazing skills -- but, as Robert Full notes, many animals are actually over-engineered. The trick is to copy only what's necessary. He shows how human engineers can learn from animals' tricks."

Ok. Nesse momento me transformo na barata do Kafka.

Via TED Talks

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Mala motorizada


Lançaram a primeira mala motorizada. A Live Luggage realizou o sonho do executivo-preguiça.

"The PA (power-assisted) Case has motors concealed within its wheels, which, the manufacturer says, make a case loaded with 30kg of luggage as easy to move around as a conventional wheelie case holding 3kg. The case can, it says, move at human running speed, and the battery will allow a fully loaded case to cover a mile and a half."

Via The Observer

A dança é o motor da inovação

Inspirados por Matt Harding, o ex-programador que ficou famoso no YouTube fazendo sua dancinha em dezenas de cidades pelo mundo (vídeo abaixo) e que esteve semana passada no Brasil (leia aqui), lançamos o programa tribalistas dançantes sem fronteiras.
Como Daniela Mercury, Carlinhos Brown e Carlinhos de Jesus, sempre que viajarmos ao exterior apresentaremos uma dancinha estranha em público. Se as dancinhas esquisitas funcionaram para o Matt, High School Musical e New Kids On The Block, por que não funcionaria para nós? Está lançada a nossa mais nova teoria: a dança é o motor da inovação!

Fim da folga

Tudo que é bom acaba. Voltei da minha folga no parque aquático, como podem ver abaixo:

domingo, 22 de junho de 2008

O adeus de Bill Gates

Para aqueles que diariamente buscam a consagração no trabalho para deixar o nome nos anais da história corporativa, um lembrete: o dia do juízo final chegará. Aquele dia em que você dirá adeus à sua mesa e sairá carregando sua caixinha. E se é para sair, faça como Bill Gates, saia em grande estilo, com sua equipe e algumas das maiores personalidades vivas tirando sarro de você, como nesse vídeo abaixo.



"The hilarious footage of Bill Gates' last days before retirement, featuring cameos by Brian Williams, Steve Ballmer, Matthew McConaughey, Jay-Z, Bono, Steven Spielberg, George Clooney, Jon Stewart, Hillary Rodham Clinton, Barack Obama, and Al Gore... From the 2008 Consumer Electronics Show in Las Vegas, during his last keynote address."

Darth Vader dança Moonwalk

Se você é daqueles que acredita em escrúpulos no mundo corporativo, tenho três palavras para você: Vader dançando Moonwalk. Neste vídeo, aquele que já teve o controle da Estrela da Morte mostra seu gingado em um parque da Disney para faturar uns caraminguas. A situação está preta para o lado negro da Força.

sábado, 21 de junho de 2008

Memorando ____#)#08.06.20

Mais uma vez, o carro do presidente desta grandiosa corporação sofreu vilipendiações materiais. Algum engraçadinho, usando uma moto, passou riscando as portas e os vidros do carro do chefe. Como prometemos nos memorando anteriores ___#(#04.05.23, ____#)#05.12.24, ____#)#07.09.31 , decidimos tomar uma ação pontual, energética e efetiva, assim como foi a campanha "Não use a máquina de xerox para sua graduação", do ano passado. Instalamos câmeras de alta-resolução por toda a garagem e tiramos uma foto do maníaco vândalo motorizado. Aqui está:



Infelizmente, não conseguimos pegar o rosto do indivíduo. Nem a placa. Mas estamos vigilantes, assim como ficamos durante a campanha "Não durma no seu cubículo, sua saúde é nosso lucro", durante o último período pós-Natal-pré-ano-novo.

Diretoria de RH

Grafite reverso

Hoje nossa corporação está curtindo o dia de folga. Mas como somos uma corporação socialmente responsável, vamos contribuir para uma sociedade melhor, fazendo grafite reverso (não sabe o que é? veja o vídeo abaixo). Além de dominar o mundo, nossa corporação vai deixar a cidade mais bonita fazendo desenhos usando a água como tinta em lugares extremamente sujos.



"Reverse graffiti artist Moose makes a big statement about clean in San Francisco's Broadway Tunnel. Shot by documentarian Doug Pray. For most information visit www.reversegraffitiproject.com"

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Casual Friday_AtN_02

Exmos. Companheiros Corporativos,

Graças a nossa política de Benchmarkings (que segue a linha "por favor, não pense! Copie!"), chegamos a um novo estágio de Casual Friday. Podemos esquecer as camisas de manga curta e os chapéus vexatórios. A nova palavra em Casual Friday é Cubicle Warfare. Temos um video da Smite, Ass and Might Co., uma de nossas parceiras mundiais, onde essa nova forma de integração dos funcionários está dando o que falar. Espero todos na próxima segunda-feira no 5o andar, sala do RH, onde teremos o nosso primeiro Draft (que não tem a ver com desenhos animados, nem com brinquedos infantis).

Feliz Casual Friday!




Via Nerf.

Folga

Hoje não vou postar nada porque estou em visita a um parque aquático, como podem ver abaixo.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Sobre reuniões...

Certas reuniões são como disputas de Pedra, Tesoura e Papel entre Wolverine, Freddy e Edward Mãos de Tesoura:



Via Neural Noise

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Portugal, criativa como nunca se viu

Um texto digno de apresentação de projeto. Muita criatividade, inventividade e tantos adjetivos que valorizam o culto ao inimaginável. O problema é que o texto é jornalístico e foi publicado na revista brasileira Turismo & Negócios, "fundada há 12 anos em Maceió e que circula por toda a América do Sul".

Lisboa em ascensão turística

"A capital de Portugal, Lisboa, é a porta de entrada para a Europa. A cidade está em ascensão turística. O idioma oficial é o português mas fala-se fluentemente o espanhol. É uma civilização marcada por diferentes costumes, de origem européia e africana. Sua arquitetura é essencialmente gótica. Banhada pelo Oceano Pacífico e tendo como principal o rio Tejo, Lisboa tem entre seus vultos históricos nomes importantes da história do Brasil, haja vista que já fomos colônia portuguesa. D. Pedro I e II, D.João VI e Dona Maria Leopoldina, entre outras, figuram em nomes de ruas, museus e demais patrimônios públicos. Lisboa é uma cidade plana, de velhos mas bem conservados casarios, clima tropical úmido, temperatura variável, fria no inverno e quente no verão, mas nada comparável ao calor brasileiro. Graças ao Estreito de Gibraltar, Portugal liga-se também ao Oceano Atlântico. O curioso é que 2/3 da capital portuguesa desapareceram após a II Guerra Mundial, mas o primeiro ministro de então, Marquês de Pombal, providenciou a recuperação das ruínas, com orientação de excelentes arquitetos, preservando a originalidade das construções (...)"

Via Observatório da Imprensa (E se você não entendeu a quantidade de erros na reportagem, é bom ver a reportagem do Observatório. Ou então, remeter seu artigo para a a revista imediatamente)

Mentor: você ainda vai ter o seu

Você já tem um Mentor na sua empresa? Não? Então está por fora. A onda nas grandes corporações é ter um mentor, um profissional mais experiente que te oriente na carreira. Agora já há até versões online de mentoring, como a prática é chamada. No Micromentor.org, você pode encontrar o seu mentor online.

"MicroMentor, which has made nearly 700 mentor matches since it started in 2001, is one of a growing number of Web sites that allow prospective mentors and protégés to easily find each other. Usually, each party creates a profile detailing his or her mentoring needs or expertise that can be viewed by others. Once a match is made, the mentoring can take place through email, instant messaging, Web conferencing or over the phone."

E isso prova a minha teoria de que desenhos animados ajudam no desenvolvimento de corporações eficientes. Você se lembra que o He-Man também tinha o Mentor?

Via Wall Street Journal online

terça-feira, 17 de junho de 2008

O trabalho mata

É fato: o trabalho mata. Neste link (aqui) você encontra a história de dez cientistas que morreram em nome da ciência.

Sincronia total

Mais uma apresentação de nosso time de ginástica laboral.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Pra que fazer hoje o que você pode fazer amanhã?


Uma interessante discussão na NPR (uma das rádios mais sérias dos EUA). A reportagem "How to Be a Productive Procrastinator" discute as vantagens de adiar tarefas, soluções, enfim, tudo que você faz.

"Why do today what you can do the day after tomorrow? Procrastination expert Timothy Pychyl and self-professed “structured procrastinator” John Perry discuss the latest research on this type of behavior and how to prioritize what’s really important."

Só Power Point salva


Descobri o sentido do Power Point. Seu destino é fazer arquivos com mensagens filosóficas e fotos bonitinhas que depois serão enviadas por e-mail para entupir a sua caixa de entrada.

Bruno Rodrigues escreveu sobre eles em sua coluna no Comunique-se:

"Qual o problema em receber estes arquivos? Vários. Eles são terrivelmente constantes - diários, até – e extremamente pesados, chegando a vários megas que travam nossos computadores. E, por vezes (muitas, para ser sincero), você não entende o porquê de ser um ‘escolhido’. O que acontece, é claro, até o momento em que você percebe que os malditos PowerPoints são enviados a atacado, ou seja, simultaneamente para um mar de e-mails."

O Power Point vai mudar o mundo. Depois de ver uma apresentação com frases do Arnaldo Jabor e fotos de crianças felizes, quem não se rende a um mundo melhor?

domingo, 15 de junho de 2008

O jardineiro é jesuis

Como hoje estou saudosista. Este é só para matar a saudade. Os trabalhadores somos nozes...

sábado, 14 de junho de 2008

Os perigos do amor (com legendas)

O Bombou na Web postou a nossa homenagem ao dia dos namorados (veja aqui). Aí o Zygs comentou lá, que postou no Youtube o mesmo vídeo, mas com tradução. Então, o vídeo abaixo é aquele que você já viu no post "Os perigos do amor", mas com as legendas do Zygs.

Excel, mil e uma utilidades

A versatilidade do Excel me assombra...



Via Desemblogue.com

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Estúpido, eu? Muito obrigado!


Relendo revistas velhas topei com o artigo “The World Needs More Rebels Like Einstein”, de Walter Isaacson, biógrafo de Albert Einstein. Publicado em 2007 na revista Wired, o texto lança uma interessante teoria: defende que o não conformismo e a dificuldade de se encaixar em certos padrões é que tornaram Einstein um gênio - na escola o jovem Einstein falava devagar e houve até um professor que chamou o cientista de "cachorro preguiçoso". Aos 26 anos Einstein ainda era um obscuro funcionário de um escritório de patentes na Suíça.
Mas Isaacson tem um argumento curioso, diz que as vantagens competitivas de uma sociedade não aparecem nas aulas de matemática e cálculo. Essa vantagem viria de pessoas aparentemente malucas como Einstein. Desorganizados, impertinentes e sem medo de contrariar o senso comum, eles não costumam seguir regras e tendem a ser mais inovadores. Certamente, mesmo o mais criativo e inovador precisa de conhecimentos básicos para chegar a algum lugar (ok, no mundo corporativo isto é discutível).
Mas da próxima vez que o seu chefe fizer você se sentir estúpido, não sofra, provavelmente você é genial e ainda não descobriu.

Ops, desculpa aí...

Na próxima vez que seu chefe maligno chamar a sua atenção por um erro. Olhe nos fundos dos olhos dele e cite Samuel Beckett:

“Ever tried. Ever failed. No matter. Try Again. Fail again. Fail better.”

Grandes idéias, pequenos negócios


O que seria mais cool no seu casamento do que pessoas vestidas de alienígenas falando línguas como klingon e usando sabres de luz? Algumas empresas nos Estados Unidos já oferecem a opção de casamento ficção científica. Neste post do Mental Floss há vídeos e fotos. Costumeiramente o dilema é escolher entre Star Wars ou Star Trek. O que para muitos casais já é um bom teste.

E afinal, o que é o casamento senão a fronteira final. Uma missão para explorar estranhos mundos, procurar novas formas vida e novas civilizações, indo além de onde nenhum homem jamais foi.
Ok, viajei em dobra espacial.

Casual Friday, AtN_001


Caros companheiros tribalistas corporativos,

Como foi anteriormente acertado em reunião, contando com a presença de Ilmo. Sr. Carlinhos Brown, Exmo. Dr. VixeMainha, Arnaldo Antunes PhD, Sr. Soarez Luz, em ata escrita e registrada por Exmo. Sr. Dr. Djavan, começa nesta sexta-feira a coluna de nome "Casual Friday".

A voz da massa corporatíva é uníssona: todos adoram o Casual Friday. É o dia em que os homens podem usar sapatênis, ficar sem fazer a barba e sentirem-se livres. É dia das moças usarem sapatos baixos e pouca maquiagem. É a concretização do Relax Day. Afinal, é Sexta-Feira. Como disse uma vez o Daffy Duck (Patolino, para quem nunca foi a Miami) "Hoje é dia de armar e se dar bem". Esse será o lema da nossa Casul Friday, de agora em diante.

Manifestos a parte, aqui você vai encontrar dicas de como xavecar a secretária do chefe sem perder o emprego, jogos em flash, listas sobre qualquer coisa, filmes, compras realmente caras e até o concurso Miss Corporativa 2008. Fiquem Ligados. Se foi feito para perder tempo, você
acha na Casual Friday.

O primeiro jogo para você gastar seu tempo é GINORMO SWORD. Você, um ninja pink pixelado, vai em busca de uma espada maior e mais grossa para matar seus inimigos (e não o seu chefe, pois isso seria uma piada fácil demais). Aproveitem, afinal, hoje é dia de comer em um restaurante de verdade com o seu gerente. Nada de ir ao Quilão comer com o porteiro. Boa sorte e sucesso!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Sejamos Justus

Que me desculpe o caro colega Açaí, mas ele está redondamente equivocado no post abaixo. E nem precisarei de uma diligência de nossa auditoria para demonstrar o fato numa apresentação em Power Point. Publico aqui um vídeo (aliás, outra dica do amigo Dandaluna) em que podemos conferir a performance ao vivo de Roberto Justus: o profeta master do mundo corporativo tupiniquim.



Gostamos tanto do Justus que até publicamos este mesmo vídeo em nossa outra empreitada corporativa na blogosfera, o Tribalistas do Mundo Bizarro. Mas calma, com outro texto, ainda não estamos reciclando porque não somos ecologicamente corretos.

Quem sabe faz ao vivo

Para quem ainda não comprou o presente do dia dos namorados, segue uma última sugestão tribalista salvadora.
Roberto Justus é um grande guru corporativo, e seu disco mostra o quanto é importante que as grandes corporações diversifiquem as atividades na busca pela mitigação e diluição dos riscos. Para ouvir traçando o planejamento estratégico trienal de sua empresa.
É sério, por favor, ouçam algumas imperdíveis como Yesterday e Perhaps Love, na qual ele canta apenas 4 dos 30 segundos da amostra no site:Reparem como a voz dele varia inúmeras vezes de tom. É um novo camaleão da música!

Dica do amigo Dandaluna, via sua musa Agrogirl Caiçara.

Os perigos do amor

Para os apaixonados, ou não, nossa homenagem ao dia dos namorados. Um lembrete de que o amor é cheio de perigos e contratempos, mas diferentemente da vida corporativa, cheio de beleza.

Bruce Lee, o novo guru corporativo


Max Gehringer que se cuide, agora é a vez de Bruce Lee no mundo corporativo. O ator e lutador escreveu diversos textos onde falava da sua filosofia (no Brasil a editora Conrad publicou O Tao do Jeet Kune Do). Acredite, apesar das porradas, gritinhos e caretas com as veias do pescoço saltadas, Bruce realmente se levava a sério como filósofo.

E o blogueiro Henrik Edberg transformou a filosofia de Bruce Lee em dicas corporativas a partir dos textos do lutador. A lista completa está no The Positivity Blog, inclusive com direito a explicações detalhadas sobre toda a teoria.

1. What are you really thinking about today?
“As you think, so shall you become.”

2. Simplify.
“It’s not the daily increase but daily decrease. Hack away at the unessential.”
“If you spend too much time thinking about a thing, you’ll never get it done.”

3. Learn about yourself in interactions.
“To know oneself is to study oneself in action with another person.”

4. Do not divide.
“Take no thought of who is right or wrong or who is better than. Be not for or against.”

5. Avoid a dependency on validation from others.
“I’m not in this world to live up to your expectations and you’re not in this world to live up to mine.”
“Showing off is the fool’s idea of glory.”

6. Be proactive.(Essa é sensacional. Comove qualquer tribalista!!!)
“To hell with circumstances; I create opportunities.”

7. Be you.
“Always be yourself, express yourself, have faith in yourself, do not go out and look for a successful personality and duplicate it.”

Grande George!!!

O que todo funcionário quer, reconhecimento pelo esforço? George teve isso... e provavelmente não ficou contente. E George deve ser o namorado que todas buscam...



Via I Heart Caos

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Simplicidade = objetividade? Nem sempre


Você compraria ações de uma empresa dedicada a contar histórias de animais falantes? Você deixaria seu funcionário desenvolver um jogo em que o personagem principal é um encanador italiano, gordinho correndo para cima e para baixo?

Quem disse que simplicidade é sinônimo de objetividade? Estes trechos abaixo, extraídos de uma matéria do NY Times sobre Shigeru Miyamoto, o criador de vários sucessos da Nintendo como Mario e Legend of Zelda, mostram isso.

"Through all his games, his designs are marked by an accumulation of care and detail. There is nothing objective about why a goofy guy in blue overalls like Mario should appeal to so many, just as there is nothing objective in how Disney could have built a company on talking animals. Rather, the reason I stood in line at a pizzeria more than 20 years ago to play Super Mario Bros., the reason Mr. Miyamoto is almost a living god in the game world, is that his games have some ineffable lure that inspires you to drop just one more quarter (or, these days, to stay on the couch just one more hour).

Just as a film is not measured by the quality of its special effects, a game is not measured merely by its graphics. This concept is lost on many designers, but not on Mr. Miyamoto. And just as a film buff might prefer to watch an old black-and-white movie instead of, say, “Iron Man,” even Mr. Miyamoto’s earliest games hold up as worthy diversions. (The story of two men battling for the world record in Donkey Kong was made into a film, “The King of Kong,” last year.)"

Paradoxo corporativo: quanto mais estúpidas parecem as idéias, maiores as chances delas darem certo.

Via Mental Floss

O rei e o cavalo (arriba!!!)

Nossa homenagem ao Rei Roberto Carlos. Nesta reunião (ainda sem power point, mas cheia de cenas) é exemplar a pro-atividade do cavalo com nosso ídolo. E tudo só no olhar...



Via Bombou na Web

terça-feira, 10 de junho de 2008

Corra para o abraço


Os jogadores da seleção de futebol da Holanda tem medo de bater pênalti. É sério, e eles realmente tem motivos para isso, são bastante grossos nesse fundamento. Aí os cartolas holandeses tiveram uma idéia: implementaram, com a ajuda de psicólogos, tratamentos para "superar" a amarelada na hora do pênalti. Uma das iniciativas é fazer com que todos os jogadores se abracem depois de bater os pênaltis, mesmo que errem. A história é contada em uma reportagem do Wall Street Journal.

Ou seja, agora, acertando ou errando, a ordem é correr para o abraço.

E os Tribalistas têm mais uma sugestão para os holandeses arrasarem no gramado:
Antes de chutar, prepararem uma apresentação em Power Point com um gráfico elaborado em Excel onde demonstrem a curva de ascenção e descenção da bola do ponto A ao ponto B. Tudo isso em papel timbrado e logo oficial.

Também vale se olhar no espelho e repetir a plenos pulmões: "EU POSSO, EU CONSIGO!" (repetir 197,5 vezes)

Via Desculpe a Poeira

Nada se Cria...





Aqui vale a velha máxima de que nada se cria, tudo se copia. O site Logólogos traz uma série de equações de diversos elementos que dão resultado a uma logomarca. O resultado é divertido.

Um Exemplo de Corporação

Nossa homenagem a uma corporação ideal: ACME. Conheça "The ORIGINAL Illustrated Catalog Of ACME Products". Um catálogo ilustrado com todos os produtos presentes nos desenhos do Looney Tunes que citam os produtos ACME.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Top 10 – Iniciativas ambientalmente responsáveis

Estou virando guru corporativo. Para começar na carreira, decidi criar a minha própria lista de iniciativas verdes que as pessoas precisam tomar para diminuir o impacto humano sobre o meio ambiente:

1. Não case
Uma festa de casamento gera uma quantidade absurda de emissões de carbono para o deslocamento dos convidados, iluminação, produção dos alimentos, bebidas etc. Além disso, fica mais difícil cumprir a iniciativa 2.

2. Não tenha filhos
A população mundial crescerá 263% entre 1950 e 2050. Não dá pra sustentar o equilíbrio ambiental assim. Faça sua parte.

3. Divida seu teto
Com muitos. Ao morar sozinha, a pessoa desperdiça maiores quantidades de água, eletricidade, alimentos e embalagens. Prefira residências coletivas.

4. Não tenha carro
A qualquer preço que for, use sempre o transporte público que, além de poluir muito menos e consumir menos combustíveis fósseis, alivia o trânsito.

5. Ignore prazos de validade
Ao jogar fora aquela pizza do mês passado, você está jogando fora a energia gasta em todo o processo de produção e distribuição de cada ingrediente. Enquanto der para cheirar, dá para comer.

6. Adore churrasco
Bovinos eliminam muito metano, um gás quatro vezes mais poluente que o gás carbônico. Churrascadas ajudam a consumir todas as vacas do mundo antes que elas possam se reproduzir.

7. Não tome banho
Pelo menos não todo o dia. Água e energia elétrica são bens preciosos.

8. Não lave
De novo, o consumo de água deve ser cortado ao máximo, por isso evite lavar a louça, as roupas e fazer faxina. Prefira um paninho seco ou vire a peça de roupa do avesso.

9. Prefira o álcool
Dê preferência ao precioso líquido extraído da cana-de-açúcar brasileira, que é referência para o mundo todo por ser muito mais econômico, menos poluente e ambientalmente correto.

10. Economize papel
Orgulhe-se de chegar ao fim do ano com os cadernos em branco. E nem pense em usar agendas. Você sabe quantas árvores são necessárias para fabricá-las?

Portanto, minhas projeções de devastação e agravamento do aquecimento global apontam em apenas uma direção: o estilo de vida universitário é aquele que traz o menor impacto sobre o meio ambiente.
Afinal, para não se casar, não ter filhos, morar em uma república imunda, comer qualquer coisa que estiver na geladeira, adorar uma churrascada, não tomar banho, não lavar roupas e louças, adorar uma cana e ser completamente desorganizado, só se estiver na faculdade!

Mudança de paradigma

Quantas vezes você já ouviu falar em reestruturação, mudança de paradigma e novo layout? Em 99% das vezes, balela. Portanto, os tribalistas apresentam aqui um genuíno exemplo. Neste vídeo muito bacana, George Sampson, de 14 anos, se apresenta em uma versão reestilizada de dançando na chuva durante um concurso de calouros na Inglaterra. Isso sim é que é mudança de paradigma.



Via Bombou na Web

Incompetência estratégica


Atolado no trabalho? Perdido na agenda? Afundando nas tarefas não realizadas? O caos planejado pode ser a saída. Em um interessante post no blog.pmarca.com, Marc Andreessen dá dicas nada ortodoxas de como organiza seu tempo. O movimento já é chamado de caos desenhado, ou incompetência programada, como preferem alguns. Em princípio parece loucura, mas ao ler com atenção as explicações e exemplos, faz sentido. Veja algumas delas:

- don't keep a schedule
- work on whatever is most important or most interesting
- Keep three and only three lists: a Todo List, a Watch List, and a Later List.
- Each night before you go to bed, prepare a 3x5 index card with a short list of 3 to 5 things that you will do the next day.
- Do email exactly twice a day
-
keep your email client shut and your email notifications turned off
-
Don't answer the phone.
-
Do something you love.

Via blog.pmarca.com

A beleza de apanhar

Sabe quando você sente a sensação de que uma pancada está a caminho? Neste vídeo as pessoas aparecem apanhando em slow motion. Lembrei das reuniões de orçamento...


Action Figure slow motion video from Stig Nordas on Vimeo.

Via Computerlove

domingo, 8 de junho de 2008

Nossa Homenagem a Sex and The City


Obra do artista londrino The Decapitator, que manipulou um dos cartazes do filme "Sex and the City". Este post é nossa homenagem às milhares de mulheres que como Carrie compram sapatos, bolsas, cosmopolitan e tantas outras amenidades que movimentam o capitalismo vibrante das grandes corporações.

Via No room for Bling Bling

Livre para Voar (ou não)

Amanhã é segunda-feira. Como já tem gente sofrendo com a volta ao trabalho, ao assistir a este vídeo, de cara imaginei esse pássaro como uma metáfora para milhares de funcionários de corporações que só trabalham porque não tem nada melhor para fazer...



Via Neural Noise

Mesa para Desktop (ou sua bateria no escritório)

Já ví muita coisa ridícula, mas essa mesa de computador bateu o recorde.



Segundo o anúncio: "The V1 computer desk is dynamically designed to be the best computer desk system on Earth. Comfort, quality, and customer satisfaction are our primary goals here. Three years of planning and development has brought the V1 computer gaming desk to this certain point. It can now be yours."

Custa a partir de US$ 1.700. Se o departamento de compras se interessar e instalar essa nova mesa você pode até virar baterista, não?

Via Geekologie

sábado, 7 de junho de 2008

Aproveite tudo que a era digital oferece! (parte 2)


Mais uma maravilha da tecnologia. O MacBook Air é tão fino que corta até tortas. Agora, além de preparar suas apresentações de Power Point, você pode impressionar os seus convidados durante as refeições, afinal, nada como "portabilizar" e dar "mobilidade" ao seu faqueiro.

Via TechCrunch

Drum Machine

Um estudo de cabeças durante reuniões ;-)

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Minha féria na Bahia (por geraldona)

Abaixo um depoimento verídico que recebemos de uma fiel leitora Tribalista. Se você quer "dividir" sua história com esta corporação, não sofra. Mande um e-mail com sua história para tribalistascorporativos@gmail.com.

Salvador. 30 de maio. Passava eu pela Baixa do Tubo (sim. é esse o nome do bairro. não "boca do túnel") quando uma imagem negra, ébano, nagô invadiu os sete buracos da minha cabeça (obrigada, Caetano). Num outdoor, espalhado por toda a cidade, a oferenda: "passe a noite dos namorados com o Jau".

Estampado, ele, o compositor Jau Peri, autor do lendário refrão "Vixe mainha, ó neguinha/Tudo é tão bom/Ioiô mainha, ó neguinha/Tudo é tempo".

Passei o fim de semana in-tei-rooooo fazendo graça sobre o que rolaria num jantar "Jau Inclusive" (créditos a Luciana). Ele me traria as respostas: por que "os óculos escuros" e o descer do muro (aliás, que ele estava fazendo ali em cima?)? "Isso explica por que o sexo é assunto popular"?

Passados dois dias, já no aeroporto Luís Eduardo Magalhães, me deparo com o totem. Negro, jeans. ÓCULOS ESCUROS!!!

- Vixi, mainha _ exclamo.

- Mas é "Jau inclusive" _ canta a anfitriã, Luciana.

Inebriada de desejo e acarajé, persigo _ juro _ Jau pelo aeroporto. Imagino nossos corpos bezuntados de dendê etc. Ele na sala de embarque. Aproxima-se. Mas entra no avião para o Rio. Boquiaberta, volto para o inverno paulistano. E entendo o sentido da vida. Ou, pelo menos, do "vixi mainha".


Mas como nem só de Jau Peri vive a Bahia, a corporação Tribalista, a pedido da Geraldona, selecionou este vídeo com Dorival Caymmi, do filme "Estrela de Manhã" (1950) e que está no documentário "Um Certo Dorival Caymmi". E eprceba que a mocinha do filme, como a nossa Geraldona, também não esconde o encanto...

Aproveite tudo que a era digital oferece!

Laptops têm muitas funções que facilitam e portabilizam (novo jargão tribalista) a vida das pessoas corporativas modernas. Mas uma pessoa corporativa precisa conhecer todos os recursos das ferramentas de otimização colocadas à disposição.
Traduzindo: seu notebook pode fazer muito mais do que você imagina!

Mais uma dezena de aplicações não-convencionais para computadores portáteis aqui.

Esse é o cara. Esse é o médico!!!


Recebi por e-mail. Do ponto de vista médico pode não ser verdade. Mas do meu ponto de vista, é o caminho da felicidade. Orgulhosamente, e imperativamente, contrario a todas as iniciativas corporativas de bem-estar. Acho exercício físico e vida saudável um desperdício de tempo. É como eu sempre digo: se esporte fosse saúde, atleta não vivia lesionado.

Dr. Paulo Ubiratan, de Porto Alegre, RS, em entrevista a uma TV local, foi questionado sobre vários conselhos que sempre nos são dados...

Pergunta: Exercícios cardiovasculares prolongam a vida, é verdade?
Resposta: O seu coração foi feito para bater por uma quantidade de vezes e só... não desperdice essas batidas em exercícios. Tudo gasta-se eventualmente. Acelerar seu coração não vai fazer você viver mais: isso é como dizer que você pode prolongar a vida do seu carro dirigindo mais depressa. Quer viver mais? Tire uma soneca !!!

P: Devo cortar a carne vermelha e comer mais frutas e vegetais?
R: Você precisa entender a logística da eficiência... .O que a vaca come? Feno e milho. O que é isso? Vegetal. Então um bife nada mais é do que um mecanismo eficiente de colocar vegetais no seu sistema. Precisa de grãos? Coma frango.

P: Devo reduzir o consumo de álcool?
R: De jeito nenhum. Vinho é feito de fruta. Brandy é um vinho destilado, o que significa que, eles tiram a água da fruta de modo que você tire maior proveito dela. Cerveja também é feita de grãos. Pode entornar!

P: Quais são as vantagens de um programa regular de exercícios?
R: Minha filosofia é: Se não tem dor...tá bom!

P: Frituras são prejudiciais?
R: VOCÊ NÃO ESTÁ ME ESCUTANDO!!! ... Hoje em dia a comida é frita em óleo vegetal. Na verdade ficam impregnadas de óleo vegetal. Como pode mais vegetal ser prejudicial para você?

P: Flexões ajudam a reduzir a gordura?
R: Absolutamente não! Exercitar um músculo faz apenas com que ele aumente de tamanho.

P: Chocolate faz mal?
R: Tá maluco? !!!! Cacau!!!! Outro vegetal!! É uma comida boa pra se ficar feliz !!! E lembre-se: A vida não deve ser uma viagem para o túmulo, com a intenção de chegar lá são e salvo, com um corpo atraente e bem preservado. Melhor enfiar o pé na jaca - Cerveja em uma mão – tira gosto na outra - muito sexo e um corpo completamente gasto, totalmente usado, gritando: VALEU !!! QUE VIAGEM!!!

SE CAMINHAR FOSSE SAUDÁVEL O CARTEIRO SERIA IMORTAL

Gráficos que Facilitam a Vida

Se uma imagem vale por mil palavars, o que dizer de imagens com váriaos números e informações? A vida fica muito mais fácil com gráficos, principalmente a vida corporativa. Gráficos são coloridos, auto-explicativos e ficam lindos em Power Point. Então, para facilitar a sua vida, inspirado no blog Mental Floss, fiz alguns gráficos:

Pacman: porque no mundo corporativo, só os paranóicos sobrevivem...


Gerenciamento de tempo (haha, piada!!!)


Estrutura Anatômica, ou bunda (perfeito para longas reuniões)


Gráfico pizza (quanto mais opções, melhor)

Bola de cristal

É fascinante olhar para trás e ver as previsões impressionantes que não se concretizaram. Isso aumenta muito o ceticismo com relação às previsões que fazemos hoje.
Contudo, é ainda mais fascinante pensar em como muitas previsões aparentemente ridículas chegaram muito, mas muito perto mesmo do que de fato aconteceu. Neste cinejornal da década de 30 sobre o futuro da moda, um dos estilistas prevê que a roupa do homem do ano 2000 terá um telefone acoplado. Ok, a tecnologia da época não permitia imaginar um aparelho celular e o cara projeta um , mas achei a previsão muito certeira.



Ah, e quanto a roupas que se adaptem à temperatura do ambiente, isso já existe há tempos. Agora, aquela lâmpada na cabeça, em compensação...

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Bumbum feroz (cuidado: muito trash)

Este blog é eclético. Há vídeos doces e meigos, mas também há vídeos que vão muito além do aceitável. Mas como além de ecléticos somos multiculturais e aceitamos as diferencas - principalmente a de gostos -, vamos publicar mesmo os vídeo toscos. Mas sempre tomaremos cuidado de avisar a você que é tosco. Este vídeo abaixo vai muito além do tosco, por exemplo. É uma referência ao post O que o seu cocô está dizendo a você?



Via 4tnz.com

Sombra e Música

Uma sombra que se divide em diversas para fazer uma percussão bem interessante(veja aqui).

Via CookiedhoughRecords

Mobilidade

Nada como levar seu escritório para qualquer lugar onde você esteja.



Via Romanian WEB 2.0

Dedos Livres

Não, essa não é uma propaganda com a Eliana Dedinhos, mas bem que poderia ser...

Emoticons para o Carro (e outras utilidades)

Drivemocions são LED emoticons para o carro. Você cola a carinha na janela e tem cinco opções de imagens para mostrar o seu humor no trânsito. A idéia é interessante, inclusive quero uma versão dessas para colocar aqui na minha mesa. Também quero uma dessas na porta da chefia. Aproveitando, é bom para colocar na cama das patroas para alertar os maridões (e vice-versa, claro!). Custa de US$ 50 a US$ 70. Abaixo você vê o vídeo da engenhoca.



Via Geekologie

quarta-feira, 4 de junho de 2008

O que o seu cocô está dizendo a você?

Release verídico, publicado aqui ipsis literis.
________________________________
Livro mostra que para saber como está seu organismo basta olhar para o vaso sanitário

O que seu cocô está dizendo a você? apresenta de um jeito divertido questões importantes sobre a saúde
Já reparou que, cada vez que você vai ao banheiro, o famoso “número 2” sai de um jeito diferente?
Para explicar o que anda acontecendo no seu trato digestivo e ainda elucidar diversas outras dúvidas sobre o assunto está sendo lançado O Que Seu Cocô Está Dizendo a Você? Montes de fatos importantes sobre a sua saúde (*** Editora, 96 páginas).
O livro mostra o que cada formato diferenciado tem a ver com o nosso tipo de alimentação e tempo disponível para estar no banheiro, entre outros fatores.
Revela também por que os banheiros dos locais de trabalho sempre ficam lotados logo depois da hora do almoço, explica o que faz o cocô flutuar, diz se é normal ir ao banheiro três vezes por dia, quais os alimentos mais gordurosos, quais os que causam mais gases. Tudo de uma maneira bem-humorada e muito informativa.
________________________________

Sem comentários.

I Say A Little Prayer For You

A música do dia. Aquela que você pode cantar sempre que alguém reclamar de um projeto mala ou falar de uma reunião. Diga: "I Say A Little Prayer For You"

Versão do filme "O Casamento do Meu Melhor Amigo"


Versão com Aretha Franklin no "The Cliff Richard Show", 1970

The Attention Crash

Steve Rubel em seu blog Micro Persuasion chama a atenção para um conflito que começa a se instalar nas corporações. O déficit de atenção, principalmente das novas gerações que se vêem forçadas a conviver com gerações anteriores, que ainda buscam “foco” nas atividades.

"The Gen Yer's, it seems, do a far better job of coping with massive amounts of information. It's not uncommon for a lot of folks to be running Meebo with a dozen IM windows going at once, Facebooking, emailing and talking on the phone. And they're productive! Those of you who have kids I am sure see the same in your home."

“Boomers and Gen Xers in the workplace will soon be outnumbered by Millennials. As this occurs, everyone will need to develop the same kind of coping skills. I don't have the answers, just tips. But our entire career path depends upon it.”

Rubel lista ainda uma série de textos de blogueiros e da grande mídia que discutem o tema.

Via Micro Persuasion

Você ama o seu trabalho, ou só o salário

"AFTER 12 years climbing the corporate ladder to the upper reaches of middle management, I found myself facing a surprising career conundrum: My big paycheck was making me miserable. In short, I hated my job, but I was afraid to give up my hard-earned six-figure salary for what I really wanted: a career as an entrepreneur."

Pamela Skillings escreveu o texto "Do You Love the Job, or Just the Paycheck?" (acima), no NY Times. A moça estava infeliz no escritório e resolveu largar tudo por uma vida feliz. A experiência originou o livro “Escape from Corporate America: A Practical Guide to Creating the Career of Your Dreams”.

A conclusão é otimista:
"In the three years since, I’ve learned that I have the skills and drive to build a successful business, even in the face of challenges. More importantly, I’ve learned that finding a career that you love is well worth enduring a few sleepless nights and sacrificing a handbag or two."

Via Desculpe a Poeira

terça-feira, 3 de junho de 2008

Sorria, você foi despedido!

Manter o bom clima no ambiente corporativo é uma das regras fundamentais do Tribalismo. Não importa que esse clima seja totalmente artificial - até porque ambiente corporativo que se preze tem ar climatizado.

Por isso, após nossa última pesquisa de clima corporativo, o RH tribalista criou uma nova ferramenta de trabalho que está melhorando muito o relacionamento entre nossos colaboradores e ampliando a capacidade de lidar com situações extremas e adversas:


E acredite: seu chefe vai preferir seu sorriso falso à sua cara emburrada quando informar sobre seu próximo plantão.


Via Asttro.

O que acontece com as roupas dentro da máquina

Inspirado pelo vídeo lúdico do post anterior, lembrei deste outro comercial. É antigo, mas o YouTube mostra que ele foi pouco assistido pelos internautas do Brasil.

Nosso Departamento de Soluções Tribalistas em Propaganda, Marketing, Publicidade, Global Communications & Other Affais está morrendo de inveja.



Ressalto que nem eu nem o colega VixeMainha recebemos qualquer tipo de jabá ou mesmo grana das empresas. Esses comerciais estão aqui apenas por serem tribalistas o bastante.

Vídeo Lúdico

Um belo vídeo para estimular o lado "lúdico" dos integrantes desta corporação.

Feliz Modernidade


VOCÊ SABE QUE ESTÁ VIVENDO NO SÉCULO XXI QUANDO...
1. Você envia e-mail ou msn para conversar com a pessoa que trabalha na mesa ao lado da sua.
2. Você usa o celular na garagem de casa para pedir a alguém que o ajude a desembarcar as compras.
3. Esquecendo seu celular em casa, coisa que você não tinha há 20 anos, você fica apavorado e volta buscá-lo.
4. Você levanta pela manhã e quase que liga o computador antes de tomar o café.
5. Você conhece o significado de naum, tbm, qdo, xau, msm, dps...
6. Você não sabe o preço de um envelope comum;
7. A maioria das piadas que você conhece, você recebeu por e-mail (e ainda por cima ri sozinho...);
8. Você fala o nome da empresa onde trabalha quando atende ao telefone em sua própria casa (ou até mesmo o celular !!); Você digita o '0' para telefonar de sua casa;
9. Você vai ao trabalho quando o dia ainda está clareando, volta para casa quando já escureceu de novo;
10. Quando seu computador pára de funcionar, parece que foi seu coração que parou,
11. Você está lendo esta lista e está concordando com a cabeça e sorrindo.
12. Você está concordando tão interessado na leitura que nem reparou que a lista não tem o número 9.
13. Você retornou a lista para verificar se é verdade que falta o número 9 e nem viu que tem dois números 11.
14. E AGORA VOCÊ ESTÁ RINDO CONSIGO MESMO...
15. Você já está pensando para quem você vai enviar este link...

16. Provavelmente agora você vai clicar no botão 'Encaminhar' ... é a vida...fazer o quê... é o que todos fazem...

Feliz modernidade.

Discretos e perigosos

Esqueça o glamour, o negócio é faturar. A Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) e a Asia Pacific Economic Co-operative (APEC) lançaram um interessante relatório sobre o crescimento da indústria de malware (vírus e outras trapaças da internet). O estudo Malicious Software (Malware): A Security Threat to the Internet Economy (aqui em pdf) revela fatores sociais políticos e econômicos que proporcionam o crescimento deste mercado, mas o fato é que esta atividade se tornou um grande negócio. Se antes os programadores deste tipo de ameaça digital buscavam a glória se tornando conhecidos por seus vírus, hoje eles buscam dinheiro. Como pode se observar no gráfico, os criadores de malware estão cada vez mais discretos e perigosos.



Via Ars Technica

Caveiras Dançando (Arriba!!!)

Viva Calaca!! é uma animação de Ritxi Ostáriz (iikki.com) baseada no Dia dos Mortos do México. A música é de Voltaire (voltaire.net).



Via YouTube

Redes Sociais, o Futuro do Trabalho?

Mais sobre o crescimento das redes sociais dentro das corporações. Interessante artigo da Business Week conta como a IBM tem incentivado seus funcionários a aderir às redes sociais como Facebook e Twitter.

“So far, IBM has Dogear, a community-tagging system based on Del.icio.us, Blue Twit, and a rendition of the microblogging sensation, Twitter. It also has a Web page called Many Eyes that permits anyone (including outsiders, at many-eyes.com) to upload any kind of data, visualize it, and then launch discussions about it on blogs and social networks. The biggest success is the nine-month-old social network, Beehive, which is based on the premise of Facebook. It has already attracted 30,000 users, including top executives.”




segunda-feira, 2 de junho de 2008

Festa da Firma Agora é no Secod Life


Foi-se o tempo em que a festa da firma era no refeitório (no caso das empresas menores) ou em um hotel no interior (no caso das maiores). Cresce o número de empresas que investem no mundo virtual para promover o encontro de seus empregados, seja para trabalhar ou simplesmente confraternizar.

"Sun Microsystems, which makes computer servers and software, owns seven islands in Second Life, two of which are open to the public. The rest are used for training sessions and meetings. During its biggest event, a 12-hour corporate meeting held in April, 14 of Santa Clara-based Sun's top executives hobnobbed with hundreds of employees. Alpine skiing, car racing, live jazz and a sandbox were also part of the event. ...

Sun decided to hold the event after it acquired software company MySQL, which tracks its corps of employees by the 110 airports they live near, rather than their actual locations. Sun was looking for a way to introduce the MySQL employees to their Sun colleagues, and Second Life seemed the best solution."

Via Mercury News